Prefeito decreta calamidade em Itamaraju e confirma morte de 3 crianças soterradas após chuva no Extremo Sul
Além das mortes, cerca de 300 pessoas estão desabrigadas e foram alocadas em quatro escolas na cidade
O prefeito de Itamaraju, Dr. Marcelo (PSDB), decretou nesta quarta-feira (8/12) calamidade pública na cidade situada a 740 km de Salvador, e que foi uma das mais prejudicadas no Extremo Sul por conta das chuvas.
Em entrevista à TV Aratu, o gestor também confirmou que três crianças morreram soterradas num deslizamento de terra. “Desde ontem à noite, a nossa cidade vem enfrentando um grande volume de chuvas. Segundo as informações meteorológicas, em torno de 320 mm de precipitação em 12h, e acabou levando nosso município a entrar em estado de calamidade pública”, afirmou.
Além das mortes, cerca de 300 pessoas estão desabrigadas e foram alocadas em quatro escolas na cidade. Houve também 10 casas destruídas. “Estamos fazendo um levantamento geral de tudo que o município precisa para que a gente recupere e dê apoio a toda a nossa população”, explicou.
Através do Instagram, a Prefeitura reiterou o estado de calamidade pública, e fez um apelo aos moradores. “Pedimos a todos que se abriguem em locais seguros até as equipes responsáveis averigue toda situação. Pedimos também que tenhamos paciência e amor ao próximo, teremos muito trabalho pela frente! A união faz a força”, disse a gestão, na postagem.
Itamaraju é uma das 99 cidades incluídas num alerta emitido nesta quarta pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que aponta “grande perigo” com as chuvas que atingem o Extremo Sul do estado.
Por conta do estrago feito pelo mau tempo, o governador Rui Costa (PT) determinou o envio de equipes do Corpo de Bombeiros e da Superintendência de Defesa Civil do Estado (Sudec) para auxiliar no resgate às vítimas e avaliar os prejuízos provocados pelo temporal. Ainda não há informações oficiais do Governo sobre número de vítimas ou desabrigados
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.