Cultura

Sala principal do TCA ficará fechada por conta do incêndio até fevereiro, define Secult

Por Da Redação

Sala principal do TCA ficará fechada por conta do incêndio até fevereiro, define Secultdivulgação/Bombeiros

Por conta dos danos sofridos pelo incêndio no telhado do Teatro Castro Alves (TCA), a Secretaria da Cultura do Estado da Bahia (Secult) anunciou, na manhã desta quinta-feira (26/1), o cancelamento dos eventos agendados para a Sala Principal do teatro, até o mês de fevereiro.  As fases do trabalho preliminar às intervenções incluem perícia no local, que já foi iniciada pela Polícia Técnica e avaliação da estrutura civil do espaço, que será executada pela Defesa Civil de Salvador (Codesal).


LEIA MAIS: Coronel do Corpo de Bombeiros fala sobre incêndio no Teatro Castro Alves; assista


A primeira fase do trabalho de recuperação depende da perícia realizada pela Polícia Técnica, que teve início na manhã desta quinta-feira. Em seguida, as equipes de limpeza e manutenção do teatro entram em ação, para que então, a Codesal possa assumir a avaliação de possíveis danos causados à macroestrutura do TCA. Só depois, a Companhia de Desenvolvimento Urbano (Conder), órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Sedur), será acionada para dimensionar e apresentar um orçamento da obra de recuperação.


A principal demanda do grupo é a reparação dos danos sofridos ao equipamento cultural  e a retomada das atividades na Sala Principal do TCA. Em uma ação conjunta, órgãos do Governo do Estado atuam com prioridade na intervenção.


LEIA MAIS: Governador afirma que TCA será recuperado 'com máxima brevidade' após incêndio


O trabalho para o restabelecimento do funcionamento da Sala Principal do TCA será realizado por fases e envolve a atuação de diversos órgãos. "Com a responsabilidade que a gente precisa ter, por se tratar de um patrimônio tombado, cujas consequências do sinistro ainda serão avaliadas e periciadas, nós anunciamos a suspensão da pauta da Sala Principal do TCA, em fevereiro”, explica o secretário de Cultura, Bruno Monteiro.


INCÊNDIO


O incêndio que atingiu o TCA, na quarta-feira (25/1), ficou confinado entre duas proteções do terraço. O primeiro acesso do Corpo de Bombeiros ocorreu pelo telhado do teatro. Quando as chamas foram controladas, a parte superior do telhado foi aberta, permitindo a ventilação natural, que reduziu o calor e permitiu a identificação dos focos do incêndio, controlando-o.


Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos siga no InstagramFacebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 - 7440. Nos insira nos seus grupos!


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.