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Alunos do Sesi retomam aulas presenciais em Salvador e LEM

Para definir o retorno às aulas presenciais, além dos protocolos oficiais, o Sesi Bahia também tem levado em conta a opção dos pais, por meio de enquetes.

Por Da Redação

Alunos do Sesi retomam aulas presenciais em Salvador e LEMarquivo pessoal/Sesi

As aulas presenciais foram retomadas para mais de sete mil alunos da Escola do Serviço Social da Indústria (Sesi). Após o recesso do meio do ano, a volta às aulas presenciais ocorreu no município de Luís Eduardo Magalhães na segunda-feira (5/7) e em Salvador, nas três escolas da Rede Sesi Bahia da capital, nesta terça (6/7).


O gerente de Educação Regular do Sesi Bahia, Mário Flávio Silva Costa, explica que a reabertura das escolas segue os protocolos municipais. Por esta razão, em Barreiras, Candeias, Vitória da Conquista, Feira de Santana, Ilhéus e Juazeiro, as aulas permanecem, por enquanto, sendo ministradas de forma remota, por determinação das prefeituras.


A determinação de volta às aulas presenciais também atende à recomendação da Sociedade Brasileira de Pediatria de redução do tempo de exposição de crianças e adolescentes à tela. Com isso, o retorno foi definido através da elaboração de enquetes onde os próprios pais dos alunos puderam opinar sobre a possibilidade de mandarem seus filhos para a escola.


A última consulta familiar, realizada em meados do mês de junho, apontou que em média, em toda a Rede SESI Bahia, 56% dos pais disseram que não iriam mandar os filhos de volta à escola, caso fosse autorizada a retomada das aulas presenciais; 44% estavam de acordo.


A única exceção foi no município de Luís Eduardo Magalhães, onde os pais deliberaram com 86% a favor do retorno às aulas presenciais e 14% contra. Com isso, o Sesi ajustou o protocolo, para permitir que todos sejam contemplados.  Nesta nova fase, o Sesi vai passar a fazer a consulta aos pais quinzenalmente para que se posicionem, até chegar aos 100% de adesão às aulas presenciais.


RECOMENDAÇÃO PEDAGÓGICA


O gerente da Educação Regular, Mário Costa explica que, considerando o tempo estendido que os alunos estão distantes da aula presencial, o principal ganho, além dos de ordem psicológica e emocional, é a socialização com os colegas e a interação em sala de aula.


Ele argumenta que “embora o Sesi tenha investido na adaptação ao modelo de aulas remotas e na capacitação das equipes para adotar as melhores técnicas e práticas nas aulas com uso de tecnologia, a gente sabe que o foco de atenção, especialmente nos adolescentes, é reduzido, e voltar às aulas favorece esta interação com o professor”.


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