Idosa em tratamento oncológico realiza sonho de conhecer a Basílica do Senhor do Bonfim
Dona Josefa é natural de Jeremoabo, no interior da Bahia
A fé e a empatia se juntaram para a realização de um sonho de Dona Josefa Maria de Jesus, de 65 anos. Natural de Jeremoabo, no interior da Bahia, e em tratamento contra um câncer, ela finalmente conheceu a Basílica do Senhor do Bonfim, em Salvador.
Dona Josefa está hospedada na Casa de Apoio do Hospital da Mulher e viveu o momento especial na última semana, mas o registro foi divulgado nesta terça-feira (24/9) pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab).
Acompanhada por enfermeiros, assistentes sociais e um médico paliativista, dona Josefa seguiu a tradição baiana, fez seus pedidos e participou de uma missa. “Fiquei muito feliz de realizar meu sonho. A gente crê que Deus é todo poderoso”, contou, na ocasião.
Segundo a coordenadora da Casa de Apoio, Bárbara Aguiar, a visita foi cuidadosamente planejada para garantir a segurança da paciente. "Ela teve a oportunidade de assistir à missa, receber uma bênção individual do padre, conhecer a sala dos milagres e amarrar as fitinhas no gradil da igreja", explicou. Bárbara ressaltou o valor desse tipo de ação: "Para nós, é uma satisfação imensurável proporcionar momentos como este."
Já a sobrinha de dona Josefa, Lucineide Nobre, destacou o impacto positivo da visita na vida da tia. "Ela voltou com mais vontade de viver, mais alegre e leve. Ao ser rodeada pelos profissionais, ela se emocionou, pois nunca teve tanto carinho e cuidado. Aqui, ela se sente acolhida", relatou.
CASA DE APOIO À MULHER
A Casa de Apoio à Mulher, inaugurada em 2022, oferece acolhimento para pacientes do interior da Bahia que precisam se hospedar em Salvador durante o tratamento oncológico. Com 45 dormitórios, refeitório, cozinha experimental e áreas de convivência, o espaço também promove oficinas de capacitação, terapias ocupacionais, além de apoio nutricional e psicológico, garantindo suporte integral às pacientes.
A visita da idosa ao templo religioso é fruto do trabalho da Comissão de Humanização da Casa, que busca criar momentos de conexão espiritual e emocional para as mulheres em tratamento. Além de visitas, a comissão promove atividades de bem-estar e oficinas educativas, oferecendo apoio para enfrentar o período difícil do tratamento.
Fotos: Divulgação/Ascom Hospital da Mulher
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no Insta, Facebook e BlueSky. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).