Festa de Nossa Senhora de Fátima mobiliza fiéis em Salvador; veja programação

Em 13 de maio de 1917, três crianças afirmaram ter presenciado uma aparição de Nossa Senhora de Fátima

Por Da Redação.

A capital baiana é palco de celebrações religiosas nesta terça-feira (13), dia dedicado a Nossa Senhora de Fátima. A padroeira é homenageada por duas paróquias da Arquidiocese de São Salvador da Bahia: a Paróquia Nossa Senhora de Fátima, localizada no bairro de Stella Maris, e a Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Acupe de Brotas.

A data de hoje marca o aniversário da primeira aparição da Virgem Maria para três crianças pastoras na pequena aldeia de Fátima, em Portugal, em 13 de maio de 1917.

+ Mais de 100 restaurantes participam do Salvador Week com menus a R$ 59,90; veja lista

+ Chuva intensa provoca alagamentos em vias importantes de Salvador

Foto: Biblioteca Católica

Em Stella Maris, a programação começou às 7h com a Missa dos Devotos, presidida pelo padre Rutinaldo Gonzaga. Às 10h, o padre Caio Silva celebra a Missa pelos Doentes, incluindo o rito da Unção dos Enfermos. A Missa Festiva, marcada para 19h30, será presidida por Dom Juraci Gomes, bispo da Diocese de Amargosa, encerrando o trezenário de 2025. O tema da celebração é “Peregrinos de Esperança”.

Já em Acupe de Brotas, a programação segue a mesma linha do trezenário iniciado no dia 1º de maio. O Santo Terço será rezado às 19h, seguido da Missa às 19h30. A paróquia desenvolve suas atividades com o tema: “Como peregrinos de esperança somos chamados a fazer o que Ele nos disser, assim como fez Nossa Senhora”.

De acordo com as comunidades religiosas, as celebrações representam a “expressão viva da devoção mariana do povo soteropolitano, que se reúne com fé para louvar a Mãe de Jesus e pedir sua intercessão por todas as famílias, pela paz e pela esperança nos tempos atuais”.

A história de Nossa Senhora de Fátima

Em 13 de maio de 1917, três crianças afirmaram ter presenciado uma aparição da Virgem Maria em Cova da Iria, na cidade de Fátima, em Portugal. O episódio marcou o início de uma devoção que atravessa gerações e ainda hoje mobiliza milhões de católicos, data em que se celebra o dia de Nossa Senhora de Fátima.

Os protagonistas do relato foram Lúcia dos Santos, de 10 anos, Francisco Marto, de 9, e Jacinta Marto, de 7. Segundo a narrativa das crianças, a santa teria lhes confiado três mensagens que ficaram conhecidas como as “Profecias de Fátima”.

De acordo com a descrição de Lúcia, o primeiro segredo seria uma visão do inferno, onde se viam "demônios e almas". O segundo fazia um alerta sobre uma nova guerra, mais devastadora do que a Primeira Guerra Mundial, ainda em curso à época. A santa teria mostrado cenas do conflito e pedido a consagração da Rússia ao Imaculado Coração de Maria. Já o terceiro segredo, divulgado oficialmente em 2000, apresentava a visão de um "bispo vestido de branco" sendo atacado. O episódio foi posteriormente interpretado como uma premonição do atentado ao papa João Paulo II, ocorrido em 1981.

Foto: Santuário de Fátima

Com o passar do tempo, o número de devotos cresceu. Muitos passaram a acompanhar os chamados “três pastorinhos” na esperança de também testemunhar a aparição. Frei Paulo César Ferreira, vigário do Convento da Penha, explica que, segundo a tradição, as revelações "foram entregues integralmente a poucas pessoas" e que, em sua essência, "todas lidam com a busca pela paz mundial".

O religioso conta ainda que tem uma relação pessoal com Nossa Senhora de Fátima desde a infância. “Eu vi uma imagem peregrina, na minha cidade Caxambu, em Minas Gerais. Naquela época, me lembro da estrada de terra, das ruas iluminadas. As pessoas se preparavam para receber a santa em casa. Minha família ia receber e eu fiquei com a função de receber a santa com pétalas de rosas, jogadas de cima de um muro. Desde então comecei a rezar e não parei mais. O cheiro de rosas ainda me lembra daquele momento”, relata.

As aparições em Fátima seguem sendo objeto de fé, celebrações e estudos, mais de um século após o acontecimento.

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.