“Aiiii, DEU GINGE”: 10 situações que podem lhe causar gastura, arrepios ou sensações estranhas

“Aiiii, DEU GINGE”: 10 situações que podem lhe causar gastura, arrepios ou sensações estranhas

Por Diorgenes Xavier.

“Aiiii, DEU GINGE”: 10 situações que podem lhe causar gastura, arrepios ou sensações estranhasIlustração

SE EU FOSSE VOCÊ, OUVIRIA ESSE ÁUDIO, ANTES DE COMEÇAR A LER A MATÉRIA!

 

Acredito que muita gente sentiu certo incômodo com esta sequência sonora. Alguns tiveram arrepios ou outra sensação estranha. Se isso aconteceu com você, só lhe digo uma coisa: Calma! Você é normal! Isso não é frescura, tampouco doença. O que lhe ocorreu é conhecido popularmente como ‘ginge’, mas há quem chame também de ‘gastura’.

?Essa condição não está ligada a qualquer enfermidade?, garante o neurologista e professor de Neurologia da Universidade Estadual da Bahia (Uneb), Eduardo Cardoso.

De acordo com o especialista, não existe um termo médico associado à situação, mas trata-se de uma percepção individual e mais aguçada que a pessoa tem, relacionada a determinados estímulos sensoriais, principalmente auditivo, táctil, visual e gustativo. Segundo Cardoso, nosso corpo é uma rede de entradas sensitivas, onde o fim é o cérebro, que é responsável por realizar algumas interpretações.

LEIA MAIS: QUADRO INSTÁVEL: Conheça 10 doenças muito loucas que você nem sabia que existia

?Lá, essas informações são processadas e as respostas podem chegar como um arrepio, contração da musculatura da face, e até náusea, entre outras reações?, pontuou. Apesar do desconforto causado, o médico esclarece que isso não requer qualquer tipo de tratamento, a não ser que seja algo extremo que limite, muito, a vida da pessoa. ?Neste caso, pode ser recomendado algum tipo de terapia?, informou.

Estimulado sensorialmente pelo tema, o Aratu Online levantou algumas situações que podem levar algumas pessoas a sentir ?ginge?, ou, sei lá, ‘gastura’.

Confira a relação abaixo e veja se você se enquadra em alguma(s) dela(s):

1. ESCREVER COM GIZ NA LOUSA. ESSA É VELHA, HEIN?

A experiência é uma das mais antigas e começa lá nos tempos da alfabetização. Desde criança, temos a oportunidade de conviver com aquele barulhinho estridente provocado pelo contato do giz deslizando sobre a lousa, enquanto o mestre apresenta sua aula. Com certeza, a situação faz com que boa parte da turma sinta-se incomodada.

2. LIXAR A UNHA É PROBLEMA PRA VOCÊ?

A vaidade fala mais alto para muita gente que precisa superar a gastura sentida no momento em que é preciso reparar os contornos das unhas.  Realmente, o vaivém daquela serra porosa que compõe a lixa sobre a extremidade da unha é, para muitos, um mal necessário. Sendo assim, fazer o que, né?

3. O QUE ACHA DE ENCOSTAR UM PÉ NO OUTRO NA AREIA DA PRAIA?

Poucos não gostam de relaxar na praia, sentado de frente para o mar. Porém, não são raras as pessoas que detestam sujar os pés na areia. Para essa galera, a coisa fica pior, ainda, quando os pezinhos se tocam ou ralam um no outro. Nesse instante, é melhor olhar para o horizonte, curtir a natureza e esquecer aquela horrível sensação.

4. ESFREGAR PEDAÇOS DE ISOPOR LHE INCOMODA?

Para muita gente, dá ginge só em pensar. Basta imaginar o sibilar que provém do atrito entre duas peças de isopor e a pele já fica enrugada. É aquela sensação de arrepio misturada com outras inexplicáveis que pode se prolongar, enquanto a produção do inquietante som não for interrompido.

5. AREAR PANELA COM ESPONJA DE AÇO, E AÍ?

Coitadas das diaristas. Elas não podem fugir disso! A gastura que vem dessa experiência é formada pelo misto de duas situações: a do sonzinho gerado na esfregação e a sensação de areia nas mãos que vai se originando com o desgaste da esponja. Eca!

6. QUANDO O TALHER ESCORREGA DO ALIMENTO E RALA NA LOUÇA, HEIN?

Mais um barulho considerado insuportável por várias pessoas. Todos sabem que garfo e faca não foram feitos para trabalhar diretamente sobre o prato. No entanto, tem aqueles momentos que os talheres escorregam do alimento e deslizam em cima da louça. Arghh! Que ginge!

7. VOCÊ SENTE ALGO DIFERENTE AO VER OU CHUPAR TAMARINDO?

É incrível a percepção sensorial que essa fruta pode produzir. Ciente do seu sabor azedo, muita gente começa a ter reações somente em vê-la, já que a boca começa a salivar. Ao degustar, as reações podem aumentar: a musculatura da face se contrai, deixando, até, o olho apertadinho. O curioso é que mesmo assim, o alimento não deixa de ser apreciado.

8. IMAGINE O MOTORZINHO DO DENTISTA LIMPANDO O SEU DENTE!

É quase unânime! Praticamente, todo mundo, se pudesse, nunca sentaria na cadeira do dentista. É uma das piores pertubações acústicas que um ser humano pode passar. Isso, porque aliado à gastura vinda do estridente barulho do equipamento do dentista, fica aquela apreensão de que a qualquer momento, o procedimento pode provocar, também, a sensação de dor. Valha-me Deus, Nossa Senhora!

9. E AQUELE SONZINHO NA HORA DE AMARRAR O BALÃO DE ANIVERSÁRIO?

Atualmente, as ‘bexigas’, balões ou bolas de soprar (independente de como chamam) já não precisam mais de pulmões para enchê-las, porque as bombas estão sendo muito utilizadas. Porém, tem muita gente pedindo para inventarem uma máquina para dar aquele nozinho, feito para o ar não escapar. A razão é que nesta parte do processo, algumas pessoas sentem ginge na amarração da bola. Acredita?

10. ATÉ ESTICAR ALGODÃO GERA SENSAÇÃO DE ARREPIO. PODE ISSO?

Fofo e macio, o algodão é normalmente utilizado em procedimento relacionado com higienização. Sendo assim, sempre que os chumaços não são necessários, por inteiro, evita-se o uso de objetos como tesoura (a menos que esteja esterilizada) para cortá-los. Daí, é comum esticar o chumaço com as mãos para que ele seja dividido em pedaços. Justo nesse momento, algumas pessoas têm a sensação de arrepio com a percepção da quebra das fibras do algodão.

E AÍ, VOCÊ TEM GINGE DE QUÊ?

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.