A importância da carne vermelha: nutrientes fundamentais e cuidados na escolha; saiba mais
Além disso, é também uma grande fonte de vitamina B12 e ferro, que previnem a anemia
Muitas vezes relegada ao papel de vilã, a carne vermelha é, de fato, uma importante fonte de proteína. A carne contém os aminoácidos essenciais para o ser humano, como, por exemplo, a Fenilalanina, responsável pela formação de neurotransmissores, contribuindo para melhorar a memória e o funcionamento do cérebro em geral. Além disso, é também uma grande fonte de vitamina B12 e ferro, que previnem a anemia. Além do zinco, que é um excelente antioxidante, e o ácido linoleico conjugado, que ajuda na perda de peso...
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), é recomendado o consumo de 300 gramas de carne vermelha por semana (ou três porções de 100 gramas semanais). Atualmente, devido aos rigorosos controles de qualidade, as carnes provenientes de frigoríficos têm se destacado entre as opções disponíveis no mercado.
No entanto, de acordo com especialistas, é preciso estar atento a alguns fatores, entre os quais as condições em que esse animal foi criado, abatido, etc. Como explica Wagner Brito, gerente comercial da Boi Dourado, empresa baiana especializada na produção e comercialização de carnes.
[caption id="attachment_274672" align="alignnone" width="740"] Imagem: divulgação/Boi Dourado[/caption]
"É necessário saber se essa indústria é comprometida com o bem-estar animal, se adquire animais de produtores que têm a responsabilidade de alimentá-los de forma equilibrada, com pasto e ração. Se analisarmos, a doença da vaca louca surgiu por causa de criatórios comerciais focados apenas na produção de carne, esquecendo-se do bem-estar animal. A Boi Dourado tem esse compromisso com o consumidor. Em nossa planta frigorífica, em Muquém do São Francisco, adquirimos animais que são criados de forma semi-confinada, animais de procedência, criados com o manejo correto."
"As carnes disponíveis em nossa indústria apresentam qualidade e perdas insignificativas do valor nutricional. A empresa busca inserir na produção aspectos que vão além de nutrir, reproduzir e melhorar a genética dos animais destinados ao abate, mas também gerir de forma eficiente a equipe que estará em contato direto com as etapas de produção, dando atenção ao manejo, à sanidade e, principalmente, ao bem-estar dos animais e dos colaboradores envolvidos em todas as etapas", acrescenta Georgeane Alves, nutricionista responsável técnica pela Boi Dourado.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no Insta, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!