Suspeito de estupro de vulnerável é detido após denúncia de adolescente

Idoso de 62 anos foi preso em Paripe: Suspeito de estupro de vulnerável é detido após denúncia de adolescente

Por João Tramm.

A Polícia Civil da Bahia efetuou a prisão preventiva de um idoso de 65 anos na capital baiana, suspeito de estupro de vulnerável é detido após denúncia de adolescente. A denúncia em torno do idoso foi feita por abuso sexual de um jovem de 14 anos. 

A detenção ocorreu em uma unidade multidisciplinar no bairro de Paripe, local onde o homem exercia atividades profissionais voltadas ao público infantojuvenil com neurodivergência. A operação foi conduzida pela Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Contra a Criança e o Adolescente (Dercca).

Suspeito de estupro de vulnerável é detido após denúncia de adolescente

Suspeito de estupro de vulnerável é detido após denúncia de adolescente

As investigações apontam que o suspeito utilizava sua atuação em projetos sociais para estabelecer vínculos de proximidade com as famílias das vítimas. No caso em questão, o adolescente chegou a passar a noite na casa do investigado, atraído por aparelhos de entretenimento como videogames e filmes.

O crime teria acontecido na madrugada do dia 10 de janeiro. Segundo o relato, a vítima acordou sendo alvo de atos libidinosos, conseguiu escapar e informou o ocorrido à mãe imediatamente. A denúncia foi formalizada com a apresentação de mensagens de texto onde o próprio suspeito admitia o crime. Essas provas foram periciadas e validadas pela polícia.

Diante das evidências e do risco de novas vítimas — dado o livre acesso do homem a ambientes educacionais —, a 1ª Vara das Garantias de Salvador autorizou a prisão e a busca e apreensão. Na residência do idoso, os agentes apreenderam um celular e um computador para perícia.

Siga a gente no  InstaFacebookBluesky  e  X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

O homem segue sob custódia e à disposição da Justiça. A Polícia Civil mantém as investigações para verificar se houve outras vítimas em decorrência das atividades sociais e pedagógicas desempenhadas pelo preso.

Outros casos de estupro de vulnerável

Um idoso de 67 anos que trabalhava como Papai Noel em um shopping de Lages, em Santa Catarina, foi detido na quinta-feira (27), acusado de estupro de vulnerável. Em nota, o Lages Shopping Center afirmou ter sido “surpreendido pelas informações divulgadas” e ressaltou que os fatos investigados não ocorreram nas dependências do estabelecimento. O shopping informou ainda que o contrato com o funcionário foi encerrado.

O Brasil vive um cenário alarmante de violência sexual contra crianças e adolescentes. Segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2024, o país registrou 83.988 casos de estupro em 2023 — um aumento de 91,5% em relação a 2011. A cada hora, sete crianças ou adolescentes são vítimas desse crime. Do total de ocorrências, 76% envolvem vítimas consideradas vulneráveis, ou seja, menores de 18 anos.

Grande parte dos casos ocorre no ambiente doméstico. Os dados apontam que 61,7% dos estupros contra crianças e adolescentes são cometidos por familiares ou pessoas próximas, o que dificulta a identificação e a denúncia.

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.