Marinho no Vitória: Confira números do atacante após deixar o Leão em 2017
Com negociações encaminhada, Marinho no Vitória é uma possibilidade real; relembre os números do atacante após deixar o Leão
Por Lucas Pereira.
Marinho no Vitória é uma possibilidade real, torcedor Rubro-Negro. Flagrado na arquibancada do Barradão na derrota do time no BaVi de domingo (25), o clube fez uma proposta oficial para repatriar o ídolo. Mas você lembra a carreira de Marinho após sua passagem em Salvador? Confira os números do atacante após deixar o Leão.

Marinho no Vitória
Craque e dono de uma personalidade ímpar, Marinho chegou ao Vitória em 2016 vindo de empréstimo do Cruzeiro. Na época, Mário Jorge, então com 25 anos, foi peça fundamental para livrar o time baiano do rebaixamento. No Brasileirão, o time terminou em 16º, com dois pontos acima do Internacional, primeiro time dentro da zona de rebaixamento.
Marinho, dono do “mini míssil aleatório”, fez 12 gols e deu 6 assistências nas 27 partidas que disputou na Série A. Ao todo, foram 43 jogos, com 21 gols e 6 assistências, além da conquista do título do Campeonato Baiano.
Números de Marinho após deixar o Leão em 2017
Em janeiro de 2017, Marinho deixou o Leão e foi para o futebol chinês, no Changchun Yatai. Por lá fez 22 partidas e contribuiu com 3 gols e 3 assistências durante um ano e meio de casa. Em junho de 2018, retornou ao Brasil para defender o Grêmio, onde ficou até maio de 19, quando assinou com o Santos.
Nos dois clubes, ‘Di Marinho’ fez 141 jogos (28 + 113, respectivamente), com 46 gols no total. No período, conquistou o título do Campeonato Gaúcho.
Após dois anos e meio de Santos, foi para integrar o badalado elenco do Flamengo em 2022. Por lá foram 60 jogos (6 gols e 9 assistências) com a conquista dos títulos da Libertadores e da Copa do Brasil em 2022.
Em julho do ano seguinte, rumou para o Fortaleza onde ficou até o fim de 2025, quando terminou seu contrato. No Leão do Pici foram 111 jogos, com 16 gols e 12 assistências. Por lá, acumulou problemas físicos e lesões, tendo atuado em 38 jogos, contando a Série A, Libertadores, copas do Brasil e do Nordeste, além do Campeonato Cearense.
No fim de 2025, em entrevista ao Linha de Frente e ao Aratu On, o presidente do Vitória, Fábio Mota, falou sobre um possível retorno de Marinho ao clube. Na ocasião, o dirigente reconheceu a força do jogador junto à torcida e declarou admirar a história de Marinho. Contudo, naquele momento, o foco era outro:
“Marinho é um atleta que é ídolo do clube. É meu ídolo, meu amigo pessoal. Marinho jogou no Vitória em 2016, já se passaram 10 anos daqui para lá. Então, a realidade, tanto do Marinho, como do Vitória, é diferente de 2016, né? É, um excelente atleta, um cara que tem identificação muito com o clube. Mas como eu te falei, não tô descartando, mas o nosso perfil nesse momento é renovar os nossos jogadores que são nossos e buscar os guerreirinhos”.
Hoje, com 35 anos, Marinho se encaminha para o final da carreira e vê no Vitória uma oportunidade de encerrar seu ciclo dentro de campo no clube que conquistou idolatria e aprendeu a ser torcedor. Após 10 anos, o atacante vai reforçar um setor delicado do clube e terá a concorrência de nomes como Osvaldo, Matheuzinho, Erick e Cantalapiedra.

Dados do Transfermarkt
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).