Homem morre após ataque de abelhas enquanto operava roçadeira em rodovia
O homem, Leandro Mergener, de 52 anos, foi perseguido por um enxame após atingir colmeia com equipamento de trabalho
Por Lucas Pereira.
Um homem de 52 anos morreu após ser atacado por um enxame de abelhas enquanto operava uma roçadeira às margens da BR-290 (Freeway), no Rio Grande do Sul. O acidente ocorreu na segunda-feira (12), no km 1 da rodovia, em um trecho sob responsabilidade da concessionária CCR ViaSul.
Segundo as informações iniciais, Leandro Mergener trabalhava próximo a um painel publicitário quando atingiu, acidentalmente, uma colmeia com a roçadeira. Ele estava acompanhado de outros dois trabalhadores, que conseguiram fugir do ataque. A vítima, no entanto, foi encontrada sem vida dentro de um córrego, nas proximidades do local.
O corpo de Leandro Mergener foi velado nesta terça-feira (13). O enterro está previsto para ocorrer no Cemitério Bom Fim, na cidade de Sapiranga, onde a vítima residia.
O biólogo Tairacan Augusto Pereira Da Fonseca explicou, em entrevista ao SBT News, que o comportamento agressivo das abelhas pode variar conforme a espécie. “Algumas são mais territorialistas e defensivas que as outras – e vão para cima com o objetivo de defender a colmeia”, afirmou.
Tairacan também destacou que a quantidade de picadas necessárias para causar a morte de uma pessoa depende das características do organismo. “Se uma pessoa for atacada por centenas de abelhas, mesmo sem ter alergia, podem ocorrer complicações ou até mesmo a morte, tudo vai depender da quantidade de toxinas injetadas pelas ferroadas”, explicou. No caso de pessoas alérgicas, até duas ou três picadas podem provocar reações graves, como o choque anafilático.
*Com informações do SBT News
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).