Estudante preso na Bahia tira 880 na redação do Enem PPL
Estudante destaque da Bahia no Enem PPL é participante das atividades da Universidade Para Todos (UPT)
Por Júlia Naomi.
Um estudante do sistema prisional da Bahia conquistou 880 pontos na redação do Enem PPL 2025 (Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade), com o tema “A idade mínima para o trabalho como forma de proteção à infância". O resultado foi divulgado no dia 16 de janeiro, junto ao do Enem regular.

O interno, identificado pelas iniciais S. F. B. C. é custodiado no Conjunto Penal de Barreiras e participante das atividades do Programa Universidade Para Todos (UPT). O programa é desenvolvido em parceria entre a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap) e a Secretaria da Educação do Estado (SEC).
O Enem PPL é um exame específico para pessoas privadas de liberdade ou sob medidas socioeducativas, destinado a quem já concluiu o ensino médio e pretende ingressar no ensino superior. De acordo com a Secretaria, o resultado evidencia o impacto positivo das políticas educacionais desenvolvidas nas unidades prisionais da Bahia.
"O desempenho do aluno que atingiu 880 pontos chama atenção pelo elevado domínio da escrita, capacidade argumentativa e compreensão dos temas propostos, demonstrando que o acesso à educação no sistema prisional pode gerar oportunidades reais de desenvolvimento pessoal e social", diz a Seap.
A prova apresenta a mesma estrutura e avalia os mesmos conteúdos da prova do Enem regular, com 180 questões de múltipla escolha nas áreas de Linguagens, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática, além da redação.

Além de S. F. B. C., outros oito reeducados obtiveram notas iguais ou superiores a 800 pontos. A Seap também destaca que diversos custodiados apresentaram desempenho acima da média nacional, com ao menos 60 alunos do sistema prisional alcançando notas superiores a 650 pontos na redação.
Os resultados, segundo a secretaria, são frutos do trabalho integrado entre a gestão prisional, professores, parceiros institucionais e do empenho dos próprios internos, que veem na educação uma possibilidade concreta de reconstrução de trajetórias.
Enem PPL na Bahia bate recorde de inscritos é aplicado em 24 unidades prisionais
Na edição de 2025, a Bahia alcançou um recorde histórico de inscrições. Ao todo, 5.099 internos se inscreveram para o exame, número que representa um crescimento de 64,11% em relação a 2024, quando 3.107 participantes foram registrados.
Na comparação com 2022, o avanço é ainda mais significativo, com aumento de 216%, evidenciando a ampliação do acesso à educação no sistema prisional baiano.
Aluno e professor de Salvador tiram nota 1000 na redação do Enem 2025
As notas do Enem 2025 (Exame Nacional do Ensino Médio) foram divulgadas na madrugada do dia 16 de janeiro e brindaram Bahia com uma conquista em dose dupla, compartilhada entre aluno e professor do mesmo cursinho preparatório: Lucas Rodrigues, 21 anos, e Rodrigo Fortes, 22, ambos de Salvador, atingiram a nota 1000 na redação do Enem 2025.
O tema da edição foi "Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira". Ao Aratu On, Rodrigo conta sobre a experiência e o processo de preparação de seus estudantes.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).