Fiéis se preparam para a Festa de São Roque em Salvador

O tríduo segue sendo realizado todas as segundas-feiras que antecedem o dia festivo

Por Da Redação.

No dia 16 de agosto, o Santuário São Roque e São Lázaro, no bairro da Federação, em Salvador, será o destino de inúmeros fiéis, que se reunirão para celebrar a tradicional festa em honra a São Roque. Com o tema “São Roque: testemunho da graça e da Esperança”, a programação se estenderá ao longo de todo o dia, com Missas, momentos de oração e manifestações de fé que atravessam gerações.

A celebração terá como propósito central fortalecer a devoção ao santo conhecido por sua dedicação aos doentes e marginalizados, além de reforçar a importância deste Santuário como espaço de fé. Para o padre Maciel Pinheiro, vigário paroquial da Paróquia Ressurreição do Senhor – a qual pertence o Santuário - e Superior da Comunidade Redentoristae m Salvador, o local é um verdadeiro símbolo de acolhida.

Igreja

A programação da festa terá início às 5h, com a tradicional alvorada. Ao longo do dia, serão celebradas Missas às 5h30, 7h, 9h, 11h e 15h. Às 18h, haverá o encerramento dos festejos com adoração e bênção do Santíssimo Sacramento. Destaque para a Missa que acontecerá às 9h, e será presidida pelo Arcebispo da Arquidiocese de Feira de Santana (Bahia), Dom Zanoni Demettino Castro, e para a Missa Festiva, às 15h, presidida pelo bispo auxiliar da Arquidiocese de São Salvador da Bahia, Dom Marco Eugênio Galrão.

Como preparação, os fiéis já estão participando do Tríduo que acontece todas as segundas-feiras (28 de julho, 4 e 11 de agosto), sempre no Santuário São Lázaro e São Roque, localizado na Rua Professor Aristides Novis, s/n, bairro da Federação. As Missas nestes dias acontecem às 7h, 9h, 11h, 16h e 18h.

São Roque: modelo de fé e serviço

Nascido em 1295, na cidade francesa de Montpellier, São Roque abriu mão de sua herança nobre para seguir os ensinamentos de Cristo. Durante uma peregrinação a Roma, enfrentou a epidemia da Peste Negra, dedicando-se ao cuidado dos doentes com coragem e compaixão.

Reconhecido por seu exemplo de entrega e milagreiras curas, o santo passou por diversas cidades, levando conforto espiritual e alívio físico aos infectados. Segundo a tradição, ao contrair a peste, isolou-se em um bosque e sobreviveu graças à providência de Deus, simbolizada por um cachorro que diariamente lhe levava um pão – motivo pelo qual o animal aparece em suas representações.

A festa anual em sua homenagem é um convite à renovação da fé, da esperança e do compromisso cristão com os mais necessitados.

SERVIÇO:
O QUÊ: Festa de São Roque
QUANDO: 16 de agosto de 2025
ONDE: Santuário São Roque e São Lázaro (Rua Aristides Novis, s/n, Federação, Salvador)

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.