Transporte público de Salvador passa por mudanças em 2026; veja

Transporte público de Salvador terá cinco novas linhas e ajustes em itinerários já existentes

Por Anna Caroline Santiago.

A Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) anunciou um conjunto de mudanças e remanejamento do transporte público de Salvador a partir de 2026. A atualização do sistema começa a valer no próximo sábado (3) e prevê a criação de cinco novas linhas, além de ajustes em itinerários já existentes, com impacto direto para os usuários das estações da Lapa e de Pirajá.

Veja as mudanças:

Itapuã e Praia do Flamengo

Como parte do processo de reorganização, o atendimento às regiões de Itapuã e Praia do Flamengo será reformulado com a criação de três novas linhas, que passam a absorver a demanda antes atendida pela linha 1005.

Transporte público de Salvador passa por mudanças em 2026.Foto: Reprodução

A principal delas é a 0145 – Lapa x Itapuã/Praia do Flamengo (via Centenário), que terá origem na Lapa e assumirá o atendimento que deixará de ser realizado pela linha original. Com a mudança, a Avenida Centenário passa a contar com novo atendimento no sentido Orla/Itapuã.Para complementar a operação, também serão implantadas as linhas 0145-01 – Praia do Flamengo/Itapuã x Lapa (via Centenário) e 0145-02 – Lapa x Itapuã/Praia do Flamengo (via Centenário). As novas linhas permitirão ajustes na oferta de viagens de acordo com os dias úteis, finais de semana e feriados.

Com a readequação, a linha 1005 – Lapa x Itapuã/Praia do Flamengo deixa de atender a região da Vasco da Gama, que já é contemplada pelo sistema BRT Salvador, onde os usuários podem realizar integração.

Além disso, a linha 1007 – Jardim das Margaridas x Lapa permanece atendendo a região da orla no sentido Itapuã. Já as linhas derivadas 1005-01 e 1005-02 passam a ter seus serviços substituídos pelas novas 0145-01 e 0145-02, respectivamente.

Estação Pirajá

Na Estação Pirajá, a readequação do sistema prevê a criação de dois novos atendimentos. A linha 1358 – Estação Pirajá x Campo Grande/Barra (via Sete Portas) passa a contemplar destinos como Sete Portas, Comércio, Campo Grande e Barra. Já a 1359 – Estação Pirajá x Rio Vermelho (via STIEP) reorganiza o acesso às regiões do Rio Vermelho, Largo da Mariquita e STIEP, passando também a atender a área do Hospital da Bahia pela Avenida Magalhães Neto, no sentido Rio Vermelho.

Com as mudanças, o atendimento da linha 1340 – Estação Pirajá x Barra 1 é redistribuído entre as novas linhas, conforme o destino dos usuários. A linha 1341 – Estação Pirajá x Barra 2, por sua vez, passa por ajustes voltados à integração com o sistema BRT, facilitando o acesso a diferentes regiões da cidade.

Já a linha 1388 – Estação Pirajá x Barra 3 mantém o itinerário atual, sofrendo apenas alteração na nomenclatura, que passa a ser 1388 – Estação Pirajá x Ondina/Barra, sem mudança no código.

Principais itinerários das novas linhas

0145 – Lapa x Itapuã/Praia do Flamengo (via Centenário)

Liga o Terminal da Lapa à Orla, passando pela Avenida Centenário, Barra, Rio Vermelho, Amaralina e Itapuã, com destino final no antigo Terminal da Praia do Flamengo. O retorno ocorre pelos mesmos bairros, com passagem por Itapuã, Amaralina, Rio Vermelho, Barra e Avenida Centenário, até a Lapa.

Atualização do sistema começa a valer no próximo sábado (3).Foto: Reprodução

0145-01 – Praia do Flamengo/Itapuã x Lapa (via Centenário)

Atende ao sentido bairro–Centro, saindo da Praia do Flamengo e de Itapuã, seguindo pela Orla (Itapuã, Amaralina, Rio Vermelho e Barra), pela Avenida Centenário, até o Terminal da Lapa.

0145-02 – Lapa x Itapuã/Praia do Flamengo (via Centenário)

Opera no sentido Lapa–bairro, com trajeto semelhante ao da linha 0145, ligando o Centro à Orla, Itapuã e à Praia do Flamengo.

1358 – Estação Pirajá x Campo Grande/Barra (via Sete Portas)

Conecta a Estação Pirajá a regiões como Sete Portas, Comércio, Campo Grande e Barra, passando por vias como Barros Reis, Heitor Dias, Avenida Sete de Setembro e Orla da Barra. O retorno ocorre pelos mesmos eixos até Pirajá.

1359 – Estação Pirajá x Rio Vermelho (via STIEP)

Faz a ligação entre a Estação Pirajá e o Rio Vermelho, passando pela Avenida ACM, Tancredo Neves, Avenida Magalhães Neto (com atendimento ao Hospital da Bahia), Orla e Largo da Mariquita. No sentido de volta, retorna pela Orla, Tancredo Neves e BR-324 até a estação.

Tarifa de ônibus em Salvador deve ser reajustada em 2026

A tarifa de ônibus em Salvador deverá sofrer reajuste em 2026. A confirmação foi feita pelo prefeito Bruno Reis (União Brasil) neste domingo (29), durante coletiva de imprensa no Festival Virada Salvador, realizado na Arena O Canto da Cidade, na Boca do Rio.

De acordo com o gestor, a tarifa de ônibus em Salvador não foi reajustada em 2025 graças a um subsídio aprovado pela Câmara Municipal. No entanto, o prefeito explicou que o contrato de concessão do transporte público prevê correções periódicas, o que mantém o debate sobre o valor da passagem para o próximo ano.

A passagem foi reajustada em janeiro para R$ 5,60, mas, diante da crise, houve possibilidade de outro aumento neste ano. “A Câmara até aprovou um subsídio para pagar a conta de 2025. Existe um contrato de concessão que regulamenta uma fórmula paramétrica, que analisa o IPCA do período, a correção do diesel e estabelece esse reajuste”, afirmou Bruno Reis.

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.