Saiba quais bairros de Salvador vão receber os novos ônibus com ar-condicionado
Prefeitura inicia entrega de 700 novos ônibus com ar-condicionado para a renovação de frota de Salvador
Por Da redação.
A Prefeitura de Salvador iniciou a entrega de aproximadamente 700 novos ônibus para o sistema de transporte público da capital. Os veículos contam com ar-condicionado e motores de baixa emissão de poluentes, como parte da renovação de frota da cidade. A ação ampliará a climatização para 80% dos 2 mil veículos do sistema — o equivalente a renovar mais de 30% ou 35% da frota — sem que haja aumento no valor da tarifa cobrada dos passageiros, informou a gestão municipal.

A cerimônia de entrega dos primeiros 326 ônibus, comandada pelo prefeito Bruno Reis, ocorreu na 1ª Avenida do Centro Administrativo da Bahia (CAB), neste sábado (19). Os demais veículos serão incorporados gradativamente até o final de dezembro. A operação dos novos ônibus traz ainda o retorno do letreiro traseiro com a indicação da linha, atendendo a um pedido dos usuários feito à Secretaria de Mobilidade (Semob).
Primeiras entregas e bairros atendidos
Neste domingo (20), 136 ônibus já entram em circulação. A maior parte deles (98 veículos) será direcionada para a empresa Plataforma, atendendo a bairros como Águas Claras, Pirajá, Paripe, Fazenda Coutos, Marechal Rondon, Parque São Cristóvão, Ribeira e Alto do Cabrito. Os 326 ônibus iniciais dividem-se entre as operadoras Plataforma e OTTrans, responsáveis pelos principais corredores do Sistema de Transporte Coletivo por Ônibus (STCO).
Até dezembro, as melhorias vão alcançar mais de 140 linhas, cerca de 180 bairros (incluindo Cajazeiras, Brotas, Itapuã, Mata Escura, Boca do Rio, Sussuarana, entre outros) e todas as estações de transbordo da cidade (Lapa, Mussurunga, Pirajá, Acesso Norte e Águas Claras). Pela primeira vez, o Subsistema de Transporte Especial Complementar (STEC), conhecido como “amarelinhos”, também passará a contar com veículos climatizados e mais eficientes.
Investimentos e sustentabilidade
O investimento total na frota é de R$ 850 milhões, viabilizado por diferentes financiamentos e subsídios aplicados pela Prefeitura de Salvador sem o benefício de isenção ou redução do ICMS sobre combustíveis por parte do Governo do Estado. A aquisição dos veículos para o STCO envolve recursos de uma operação de crédito com o BNDES via Novo PAC Mobilidade — processo em que a cidade se destaca entre as mais céleres do país —, somados aos veículos da renovação obrigatória das empresas concessionárias.
Já a licitação para a compra dos novos ônibus do STEC tem pregão previsto para o final de setembro, com entregas estimadas entre o último trimestre deste ano e o primeiro trimestre de 2027. O planejamento da gestão municipal busca atingir 100% da frota climatizada até o fim do atual mandato.
Projetos futuros
O secretário de Mobilidade, Pablo Souza, ressaltou que a chegada dos novos ônibus beneficia também a categoria dos rodoviários com melhores condições de trabalho e elimina problemas operacionais recorrentes, como quebras de veículos antigos.
Em outra frente de investimentos, o município negocia os últimos detalhes de uma operação de crédito com o Banco Mundial para comprar 100 ônibus elétricos climatizados, previstos para 2027. Esses veículos elétricos atenderão regiões como Pau da Lima, São Marcos, Sussuarana e Pirajá, operando prioritariamente no BRS Orla e no BRT Pirajá, sistema que ligará a Estação da Lapa ao Aeroporto, passando por vias como a Avenida Vasco da Gama, Orla Atlântica, Avenida Dorival Caymmi, Itapuã e São Cristóvão.

Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).