Siga o Aratu ON no GoogleE veja as notícias do Brasil e da Bahia com destaque nas suas buscas.
Adicionar

Temporal com ventos fortes provoca estragos e falta de energia em Eunápolis

Temporal causou transtornos em diferentes regiões de Eunápolis, durante a madrugada

Por Dinaldo dos Santos.

Uma chuva intensa acompanhada de ventos fortes provocou diversos danos em Eunápolis, no sul da Bahia, nesta terça-feira. O temporal causou transtornos em diferentes regiões da cidade.

Temporal causa transtornos em Eunápolis. Foto: Redes Sociais

Com a força dos ventos, árvores foram derrubadas, toldos arrancados, fachadas de estabelecimentos comerciais sofreram avarias e imóveis ficaram destelhados. Registros feitos por moradores e divulgados nas redes sociais mostram os estragos provocados pela tempestade.

O mau tempo também afetou o fornecimento de energia elétrica, deixando bairros sem luz.

Equipes de atendimento da prefeitura local atuam para restabelecer os serviços e fazer o levantamento dos prejuízos. As autoridades orientam que a população evite locais com risco de acidentes, mantenha atenção ao circular pela cidade e acompanhe os comunicados emitidos pelos órgãos oficiais.

Chuva em Salvador

Os moradores de Salvador devem enfrentar uma semana de muita chuva por causa da atuação de uma frente fria associada a um cavado sobre a Bahia.

Segundo a Codesal, o sistema começa a influenciar o tempo a partir desta terça-feira (14), provocando chuvas fracas a moderadas, acompanhadas de ventos fortes. Na quarta-feira (15), as condições se intensificam, tornando este o dia mais crítico da semana, com 95% de probabilidade de chuva.

A partir de quinta-feira (16), a frente fria deixará de atuar diretamente sobre a capital. No entanto, um corredor de umidade continuará mantendo o tempo instável, favorecendo pancadas de chuva ao longo dos dias seguintes.

A Operação Chuva 2026, realizada pela Defesa Civil de Salvador (Codesal) entre março e junho, foi encerrada com 4.933 vistorias técnicas, 2.637 atendimentos sociais e um acumulado de 984 milímetros de chuva na capital baiana, volume 1,2% acima da média histórica para o período, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Foto: Reprodução

Apesar de episódios de chuva intensa, não houve necessidade de acionamento das sirenes nem de evacuação preventiva de moradores em áreas de risco.

De acordo com o balanço divulgado pela Codesal, entre março e junho foram distribuídos 86.900 metros quadrados de lona plástica para proteção de encostas e áreas vulneráveis, beneficiando 625 locais. Os bairros de Sete de Abril, São Marcos e Castelo Branco concentraram o maior número de instalações.

LEIA MAIS: Protesto por regulação de gestante interdita BA-001 em Nazaré, na Bahia

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.