Temporal com ventos fortes provoca estragos e falta de energia em Eunápolis
Temporal causou transtornos em diferentes regiões de Eunápolis, durante a madrugada
Por Dinaldo dos Santos.
Uma chuva intensa acompanhada de ventos fortes provocou diversos danos em Eunápolis, no sul da Bahia, nesta terça-feira. O temporal causou transtornos em diferentes regiões da cidade.

Com a força dos ventos, árvores foram derrubadas, toldos arrancados, fachadas de estabelecimentos comerciais sofreram avarias e imóveis ficaram destelhados. Registros feitos por moradores e divulgados nas redes sociais mostram os estragos provocados pela tempestade.
O mau tempo também afetou o fornecimento de energia elétrica, deixando bairros sem luz.
Equipes de atendimento da prefeitura local atuam para restabelecer os serviços e fazer o levantamento dos prejuízos. As autoridades orientam que a população evite locais com risco de acidentes, mantenha atenção ao circular pela cidade e acompanhe os comunicados emitidos pelos órgãos oficiais.
Chuva em Salvador
Os moradores de Salvador devem enfrentar uma semana de muita chuva por causa da atuação de uma frente fria associada a um cavado sobre a Bahia.
Segundo a Codesal, o sistema começa a influenciar o tempo a partir desta terça-feira (14), provocando chuvas fracas a moderadas, acompanhadas de ventos fortes. Na quarta-feira (15), as condições se intensificam, tornando este o dia mais crítico da semana, com 95% de probabilidade de chuva.
A partir de quinta-feira (16), a frente fria deixará de atuar diretamente sobre a capital. No entanto, um corredor de umidade continuará mantendo o tempo instável, favorecendo pancadas de chuva ao longo dos dias seguintes.
A Operação Chuva 2026, realizada pela Defesa Civil de Salvador (Codesal) entre março e junho, foi encerrada com 4.933 vistorias técnicas, 2.637 atendimentos sociais e um acumulado de 984 milímetros de chuva na capital baiana, volume 1,2% acima da média histórica para o período, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Apesar de episódios de chuva intensa, não houve necessidade de acionamento das sirenes nem de evacuação preventiva de moradores em áreas de risco.
De acordo com o balanço divulgado pela Codesal, entre março e junho foram distribuídos 86.900 metros quadrados de lona plástica para proteção de encostas e áreas vulneráveis, beneficiando 625 locais. Os bairros de Sete de Abril, São Marcos e Castelo Branco concentraram o maior número de instalações.
LEIA MAIS: Protesto por regulação de gestante interdita BA-001 em Nazaré, na Bahia
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).
