Startup baiana de beleza vence maior evento de inovação do Nordeste
Incubada do Parque Tecnológico da Bahia, startup baiana vencedora de evento de inovação do Nordeste representará região no Web Summit Lisboa
Por Júlia Naomi.
A Capim Pimenta Cosméticos Naturais, startup baiana de cosméticos sustentáveis, conquistou o primeiro lugar no Nordeste On (NEON), maior evento de inovação e empreendedorismo do Nordeste. A iniciativa do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) reuniu startups, investidores e stakeholders de tecnologia e inovação do país, nos dias 3 e 4 de julho, no Centro de Convenções de Teresina, Piauí.
A startup foi reconhecida por seu impacto socioambiental positivo, equipe técnica qualificada e soluções sustentáveis. Devido à vitória na competição, a Capim Pimenta terá a oportunidade de representar a região Nordeste no Web Summit Lisboa 2026, um dos maiores eventos de tecnologia do mundo.
+ Jerônimo busca investimentos na China para energia e tecnologia
Durante o NEON, a startup se destacou ao apresentar um modelo de negócio que integra ciência, sustentabilidade e beleza na produção de cosméticos naturais, veganos e livres de químicos nocivos. A Capim Pimenta foi fundada pelas irmãs Naiara Almeida e Léia Almeida Moreira, farmacêutica com 18 anos de experiência na área. Juntas, as CEO's conduzem uma gestão 100% feminina.
Com o objetivo de reduzir impactos ambientais, 90% das embalagens da empresa são biodegradáveis. Além disso, a startup utiliza ingredientes da biodiversidade nacional, investe em inovação tecnológica e pesquisa sobre bioativos naturais para tratar condições de pele da população brasileira, como acne, melasma, rosácea e oleosidade. “Cuidamos do que comemos, então por que não cuidar do que aplicamos na nossa pele?”, questiona a CEO.
+ Polícia Técnica exibe tecnologias contra crimes na Bahia Farm Show
Maior evento de inovação do Nordeste reconhece startup baiana incubada do Parque Tecnológico da Bahia
A startup é incubada pelo programa Áity Incubadora, do Parque Tecnológico da Bahia, vinculado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), desde 2023. A iniciativa tem como objetivo incentivar o desenvolvimento econômico e socioambiental da Bahia, além de contribuir na transformação de ideias inovadoras em negócios de sucesso para a geração de novos produtos, serviços e processos.
De acordo com Naiara Almeida, CEO's da Capim Pimenta, “A mentoria, o suporte técnico e os espaços de troca proporcionados pelo Parque têm sido fundamentais para o nosso crescimento”.
Leia também: Governo da Bahia lança a 13ª edição da Flica; evento será em outubro
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).