Foto de lua cheia na Bahia é escolhida como imagem do dia pela Nasa
Foto feita por morador de Conceição do Coité, na Bahia, é destaque no site da Nasa
Por Da Redação.
Uma fotografia feita em Conceição do Coité, município a cerca de 230 km de Salvador (BA), foi destaque no prestigiado site da Nasa neste sábado (12). A imagem, intitulada “Nuvens e a Lua Dourada”, foi selecionada como a "Astronomy Picture of the Day" (Foto Astronômica do Dia, em tradução livre), publicação diária da agência espacial norte-americana que exibe registros impressionantes de fenômenos astronômicos ao redor do mundo.
O clique foi feito às 17h40 da última quinta-feira (10) pelo comunicador e astrofotógrafo Alexsandro Mota, que há quase 12 anos atua na divulgação científica. Com uma lente de 250 mm, Mota capturou o momento em que a luz dourada da lua iluminava nuvens flutuando sobre o céu da cidade baiana.
No site oficial, a Nasa explicou que a imagem foi escolhida por apresentar de forma técnica e artística a fase mais brilhante da lua, com uso combinado de exposições curtas e longas. Essa técnica permitiu destacar tanto os detalhes da superfície lunar quanto a iridescência sutil das nuvens dramaticamente iluminadas ao fundo.
Alexsandro, que tem quase 900 mil inscritos em seu canal na internet e mais de 45 mil seguidores em redes sociais, comemorou a conquista. Ele revela que perseguia esse reconhecimento há oito anos.
"Esse é um post que eu jamais imaginei escrever um dia. Neste sábado, 12 de julho de 2025, tive uma foto minha publicada pelo Astronomy Picture of the Day (APOD), da Nasa. A imagem mostra a Lua cheia dourada de julho de 2025, revelando detalhes sutis do nosso satélite natural e a forma como sua luz interage com as nuvens, criando uma belíssima iridescência. Enviei a foto para o APOD sem grandes expectativas. Mas a resposta veio: ela foi escolhida. E o APOD de hoje é do Brasil, da Bahia, de um coiteense e nordestino apaixonado pelo céu. Sou imensamente grato a todos que acompanham meu trabalho no projeto Ministério do Espaço. Já são quase 12 anos dedicados à divulgação científica. Esse reconhecimento é resultado de muito esforço, persistência e amor pelo que faço. Fui surpreendido nesta manhã — e que surpresa maravilhosa: minha primeira imagem publicada pela maior agência espacial do mundo. Deixo aqui registrado minha alegria e gratificação! É do interior da Bahia para o Mundo!", escreveu Alexsandro.
A seleção no site da Nasa é considerada um reconhecimento importante entre astrofotógrafos e entusiastas da astronomia em todo o mundo.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).