Elon Musk acusa Apple de beneficiar o ChatGPT na App Store

Elon Musk dizque "a Apple está se comportando de uma maneira que torna impossível para qualquer empresa de IA alcançar o primeiro lugar na App Store"

Por Rosana Bomfim.

Na última terça-feira (12), Elon Musk, dono do X e do Grok, apresentou acusações contra a Apple, alegando que a empresa favorece o ChatGPT, da OpenAI, em detrimento de outras ferramentas, contrariando regulamentos antitruste no gerenciamento das classificações da App Store. O bilionário acusa a Apple de “boicote” contra os seus produtos e afirma: “A xAI tomará medidas legais imediatas.”

“A Apple está se comportando de uma maneira que torna impossível para qualquer empresa de IA, além da OpenAI, alcançar o primeiro lugar na App Store, o que é uma violação antitruste inequívoca”, declarou Musk em seu perfil no X.

Musk afirma que processará Apple e acusa empresa de beneficiar o ChatGPT na App Store | Foto: Rede Social | X

Atualmente, o ChatGPT ocupa o primeiro lugar entre os aplicativos gratuitos da App Store nos EUA. Já o Grok, da xAI, está na quinta posição, enquanto o chatbot Gemini, do Google, aparece em 57º lugar.

No Brasil, o ChatGPT está em segundo lugar, o Grok AI aparece na 148ª posição e o Gemini ocupa o 16º lugar.

Em outra publicação, Musk questionou: "Ei, @Apple App Store, por que vocês se recusam a colocar o X ou o Grok na seção ‘Essenciais’, quando o X é o aplicativo de notícias nº 1 do mundo e o Grok é o nº 5 entre todos os aplicativos? Vocês estão brincando de política? O que está acontecendo? Mentes curiosas querem saber.”

Até o momento nenhum dos gestores da Apple se posicionou eferente ao assunto. 

Elon Musk e Grok | Foto: Ilustração | AI

Não é a primeira vez que a Apple enfrenta acusações desse tipo. Em abril, a empresa recebeu uma ordem judicial determinando que ampliasse a concorrência na App Store. O caso foi movido pela Epic Games, desenvolvedora do videogame Fortnite.

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.