Serviço

Nova carteira de identidade nacional passa a ser oferecida no SAC na Bahia

Atendimento para a emissão da CIN só pode ser feito mediante agendamento prévio, que deve ser realizado por meio do aplicativo ou portal do SAC

Por Da Redação

Nova carteira de identidade nacional passa a ser oferecida no SAC na BahiaCréditos da foto: Divulgação

A nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) já está disponível em todas as unidades do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) da Bahia. A informação foi confirmada pelo órgão, que expande o serviço quatro meses após o início da operação no estado.


Além das unidades que já ofereciam a CIN, o serviço será ampliado para os Pontos SAC de Bom Jesus da Lapa, Cocos, Central, Luís Eduardo Magalhães, Mucugê, Pilão Arcado, Remanso, Santa Maria da Vitória, Sento Sé, Tapiramutá e Xique-Xique. Com isso, a rede SAC na Bahia passa a contar com 90 unidades, incluindo as três carretas do SAC Móvel.


O atendimento para a emissão da CIN só poderá ser feito mediante agendamento prévio, que deve ser realizado por meio do aplicativo ou portal do SAC, ou ainda pelo call center: (71) 4020-5353 (para ligações de celular) ou 0800 071 5353 (para ligações de telefone fixo).


COMO FUNCIONA A CIN


A primeira via da CIN é gratuita e utiliza o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) como identificação única. Para obter o documento, é necessário apresentar a certidão de nascimento ou de estado civil (original). Caso a certidão original esteja plastificada, é preciso levar também uma cópia. Além disso, é possível incluir outros números de documentos, como CNH, carteira de trabalho, título de eleitor e certificado militar.


A CIN também permite o registro de condições de saúde, como Transtorno do Espectro Autista (TEA), deficiências auditiva, visual, física e intelectual, além de informações sobre tipo sanguíneo, fator RH e a opção por ser doador de órgãos.


Outra novidade é a possibilidade de inclusão do nome social, conforme solicitação do cidadão. Em caso de alteração de nome na certidão de nascimento, prevalecerá o novo registro.


A CIN contará ainda com uma versão digital, que estará disponível no portal GOV.BR três dias após a emissão do documento físico. O novo documento inclui um QR Code para verificação da autenticidade e dos dados.


Os cidadãos não são obrigados a trocar imediatamente o RG antigo. O documento atual permanece válido até 28 de fevereiro de 2032. Já a CIN tem validade de acordo com a faixa etária do titular: para crianças de 0 a 12 anos incompletos, a validade é de 5 anos; de 12 a 60 anos incompletos, a validade é de 10 anos; e para pessoas acima de 60 anos, a validade é indeterminada.


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