Nova carteira de identidade nacional passa a ser oferecida no SAC na Bahia
Atendimento para a emissão da CIN só pode ser feito mediante agendamento prévio, que deve ser realizado por meio do aplicativo ou portal do SAC
A nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) já está disponível em todas as unidades do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) da Bahia. A informação foi confirmada pelo órgão, que expande o serviço quatro meses após o início da operação no estado.
Além das unidades que já ofereciam a CIN, o serviço será ampliado para os Pontos SAC de Bom Jesus da Lapa, Cocos, Central, Luís Eduardo Magalhães, Mucugê, Pilão Arcado, Remanso, Santa Maria da Vitória, Sento Sé, Tapiramutá e Xique-Xique. Com isso, a rede SAC na Bahia passa a contar com 90 unidades, incluindo as três carretas do SAC Móvel.
O atendimento para a emissão da CIN só poderá ser feito mediante agendamento prévio, que deve ser realizado por meio do aplicativo ou portal do SAC, ou ainda pelo call center: (71) 4020-5353 (para ligações de celular) ou 0800 071 5353 (para ligações de telefone fixo).
COMO FUNCIONA A CIN
A primeira via da CIN é gratuita e utiliza o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) como identificação única. Para obter o documento, é necessário apresentar a certidão de nascimento ou de estado civil (original). Caso a certidão original esteja plastificada, é preciso levar também uma cópia. Além disso, é possível incluir outros números de documentos, como CNH, carteira de trabalho, título de eleitor e certificado militar.
A CIN também permite o registro de condições de saúde, como Transtorno do Espectro Autista (TEA), deficiências auditiva, visual, física e intelectual, além de informações sobre tipo sanguíneo, fator RH e a opção por ser doador de órgãos.
Outra novidade é a possibilidade de inclusão do nome social, conforme solicitação do cidadão. Em caso de alteração de nome na certidão de nascimento, prevalecerá o novo registro.
A CIN contará ainda com uma versão digital, que estará disponível no portal GOV.BR três dias após a emissão do documento físico. O novo documento inclui um QR Code para verificação da autenticidade e dos dados.
Os cidadãos não são obrigados a trocar imediatamente o RG antigo. O documento atual permanece válido até 28 de fevereiro de 2032. Já a CIN tem validade de acordo com a faixa etária do titular: para crianças de 0 a 12 anos incompletos, a validade é de 5 anos; de 12 a 60 anos incompletos, a validade é de 10 anos; e para pessoas acima de 60 anos, a validade é indeterminada.
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