Moradores de dez bairros podem trocar resíduos por descontos na conta de luz
'Vale Luz' chega às regiões do CAB, Pau da Lima, Cajazeiras VIII, Vale das Pedrinhas, Ilha Amarela, Cosme de Farias, Pituba, Paripe, Ondina e Costa Azul
Fonte: Ananda Costa
Nesta semana, moradores de dez bairros de Salvador terão a oportunidade de trocar resíduos sólidos por descontos na conta de energia elétrica, através do projeto Vale Luz. A ação, que reforça o compromisso com a sustentabilidade, estará disponível desta segunda (2) até sábado (7), percorrendo dois bairros por dia. Entre as localidades visitadas estão CAB (TJ-BA e ALBA), Pau da Lima, Cajazeiras VIII, Vale das Pedrinhas, Ilha Amarela, Cosme de Farias, Pituba, Paripe, Ondina e Costa Azul.
Os endereços dos pontos itinerantes e fixos do Vale Luz podem ser consultados no site oficial da Neoenergia Coelba. Nos locais de troca, os consumidores podem entregar materiais recicláveis, como latas de alumínio e garrafas PET, e receber 'Merrecas' - moeda criada para a troca. Cada Merreca equivale a R$ 0,09 e pode ser utilizada para a aquisição de lâmpadas de LED, que consomem menos energia, ou convertida em desconto direto na conta de luz.
Entre os materiais aceitos estão papelão, papel de escritório, jornais, sacos plásticos, embalagens de produtos de limpeza, garrafas de vidro, embalagens tetra pak, óleo de cozinha (filtrado e acondicionado em garrafa PET transparente) e vidro. Todo material será pesado, e os descontos calculados serão aplicados diretamente na fatura de energia do consumidor.
O projeto também oferece vantagens adicionais para clientes inscritos na Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) ou moradores de comunidades populares. Esses consumidores poderão substituir lâmpadas tradicionais por lâmpadas de LED, que são mais econômicas e têm vida útil superior a 10 anos, sem custo adicional.
LEIA MAIS: Gás de cozinha fica mais caro nesta segunda-feira na Bahia
Siga a gente no Insta, Facebook e no X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).