Virada do Ano em Salvador: segurança reforçada com 4,5 mil profissionais
Forças Estaduais da Segurança Pública estão mobilizados para garantir a segurança durante os oito dias de celebração da virada
Por Rosana Bomfim.
Cerca de 4.500 profissionais das Forças Estaduais da Segurança Pública estão mobilizados para garantir a segurança durante os oito dias de celebração da virada do ano na Arena Canto da Cidade, em Salvador. O esquema especial de monitoramento teve início no dia 25 e segue até a próxima quarta-feira (31), com atuação integrada de diferentes órgãos públicos e uso intensivo de tecnologia.

Entre os recursos empregados está a tecnologia de Reconhecimento Facial, que reforça o monitoramento do evento e auxilia na identificação de foragidos da Justiça. Câmeras de videomonitoramento foram instaladas em pontos estratégicos da área para reconhecimento de placas veiculares, acompanhamento do entorno e prevenção de crimes.
Nos Portais de Abordagem, responsáveis pelo controle de acesso à arena, policiais militares utilizam terminais de comunicação móvel com tecnologia LTE (Long Term Evolution). O objetivo é impedir a entrada de objetos ilícitos e garantir maior controle do fluxo de pessoas.
As ações são acompanhadas em tempo real no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), onde especialistas de 20 órgãos estaduais, municipais e empresas de serviço atuam de forma conjunta.

Integram a operação as Superintendências Integradas da Ação Policial (Siap), de Telecomunicações (Stelecom), de Gestão Tecnológica e Organizacional (SGTO) e de Inteligência (SI), além das Polícias Militar, Civil, Técnica e do Corpo de Bombeiros Militar.
Também participam do esquema a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), a Embasa, a Saltur, a Semob, a Coelba, a Guarda Municipal e outras entidades públicas e privadas.
A Polícia Militar é responsável pela segurança interna e externa da arena, com o emprego de viaturas de duas e quatro rodas, utilizadas por equipes ordinárias e especializadas. Um Posto de Comando de Tropa e Postos de Observação Elevados (POEs) foram instalados em pontos estratégicos para auxiliar no monitoramento.
Já a Polícia Civil montou uma Delegacia Especial de Área dentro da Arena Canto da Cidade, para atendimento e registro de ocorrências, além da atuação de equipes veladas durante a festa. A Polícia Técnica também instalou um posto no local, destinado à realização de exames de lesões corporais, constatação de drogas de abuso e identificação de pessoas.
O Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBM) atua com viaturas de combate a incêndio e salvamento, garantindo pronta resposta em situações de emergência. O conjunto de ações tem como objetivo assegurar tranquilidade e segurança para baianos e turistas que participam das comemorações de fim de ano na capital.
LEIA MAIS: Ex-diretor da PRF, Silvinei Vasques é preso em aeroporto no Paraguai
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).