Vídeo flagra suspeitos alertando facção sobre técnicos de internet

Técnicos de internet foram encontrados mortos na última terça-feira, no Alto do Cabrito, em Salvador

Por Anna Caroline Santiago.

A Polícia Civil teve acesso a imagens gravadas por um dos criminosos envolvidos na morte de três técnicos de internet, ocorrida na última terça-feira (16). Nos vídeos, o homem afirma que os profissionais estariam instalando câmeras para monitorar traficantes da facção Bonde do Maluco (BDM), no bairro de Marechal Rondon, em Salvador.

Apesar da alegação, as imagens não mostram nenhum equipamento de vigilância no local. Durante a gravação, o suspeito cita o apelido “Badalo”, referência a Jeferson Caíque Nunes dos Santos, que morreu no último domingo (21) após entrar em confronto com policiais civis.

Assista:

Segundo a Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), “Badalo” havia deixado o presídio da capital baiana em outubro deste ano. Com ele, os policiais encontraram o celular pertencente a um dos técnicos assassinados.

A empresa para a qual as vítimas prestavam serviço confirmou que realizava atendimentos na região, mas informou que, naquele dia, não estava prevista a instalação de câmeras ou qualquer equipamento de segurança. As investigações indicam que Ricardo Antônio da Silva Souza, de 44 anos, Jackson Santos Macedo, de 41, e Patrick Vinícius dos Santos Horta, de 28, apenas realizavam a passagem de cabos de fibra óptica.

Os três profissionais foram sequestrados em Marechal Rondon e mortos, mas os corpos foram deixados no bairro do Alto do Cabrito. Segundo fontes policiais ouvidas pelo Aratu On, a escolha do local teria sido estratégica, como uma forma de provocação à facção rival Comando Vermelho (CV), que os criminosos acreditavam estar monitorando a área.

Autorização do crime

O mandante da execução dos técnicos já integrou o Baralho do Crime da SSP-BA. De acordo com apuração do Aratu On, ele é apontado como uma das lideranças do Bonde do Maluco e está foragido no Rio de Janeiro.

Durante as investigações, a Polícia Civil teve acesso a conversas de WhatsApp que detalham toda a articulação do crime, desde a chegada dos técnicos ao bairro até a decisão pela execução. As mensagens revelam que, após serem inicialmente liberadas pelos traficantes, as vítimas foram mortas por ordem do líder da facção, que determinou a execução mesmo à distância.

“Eles foram sequestrados perto do bairro onde pararam para almoçar. Se tivessem ido embora, nada disso teria acontecido. Outro detalhe é que os quatro suspeitos fazem um comunicado para esse líder dizendo que havia pessoas instalando câmeras e que haviam expulsado os técnicos. O líder responde que, se estavam instalando câmeras, fosse para facção rival ou para a polícia, deveriam ser mortos. A partir daí, eles voltam e executam os três homens”, relatou, com exclusividade, uma fonte policial ao Aratu On.

Quem eram os três técnicos de internet 

Vídeo flagra suspeitos alertando facção sobre técnicos de internet.Foto: Reprodução

Os três técnicos de internet executados pelo Comando Vermelho (CV) no bairro do Alto do Cabrito, no Subúrbio Ferroviário de Salvador, foram identificados como Ricardo Antônio da Silva Souza, de 44 anos; Jackson Santos Macedo, de 41; e Patrick Vinícius dos Santos Horta, de 28. Eles prestavam serviços de instalação e manutenção de internet quando foram sequestrados e mortos.

Horas antes do crime, os três chegaram a gravar um vídeo para as redes sociais, no qual aparecem brincando antes do início do expediente. 

Carro usado pelos técnicos de internet 

As Forças Estaduais da Segurança Pública localizaram, na quinta-feira (18), o veículo utilizado pelos técnicos de internet. O carro, que é da empresa em que as vítimas trabalhavam, foi encontrado abandonado na região das Granjas Rurais.

Os corpos foram encontrados no bairro do Alto do Cabrito, comandado pela facção Comando Vermelho (CV). | Foto: SSP-BA

Os corpos foram encontrados no bairro do Alto do Cabrito, comandado pela facção Comando Vermelho (CV). | Foto: SSP-BA


Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.