Suspeito de matar filho de policial civil em Salvador é preso em Minas Gerais
Suspeito de matar filho de policial civil, retornava de Lisboa, em Portugal, quando foi identificado pela polícia
Um homem investigado pela morte do motorista de aplicativo Júlio César Santana Brazil Filho, de 40 anos, filho de policial civil, foi preso no domingo (18) no Aeroporto Internacional de Confins, em Minas Gerais.
Suspeito de envolvimento no crime ocorrido em 27 de junho de 2025, o homem retornava de Lisboa, em Portugal, quando foi identificado pelas autoridades.

Após a expedição do mandado de prisão, os dados do investigado foram incluídos na Difusão Vermelha (Red Notice) da Organização Internacional de Polícia Criminal (Interpol), mecanismo que permite o compartilhamento de informações sobre foragidos internacionais.
A prisão foi realizada por agentes da Polícia Federal no aeroporto, que confirmaram a existência do mandado expedido pela Vara do Júri de Salvador. O suspeito permanece custodiado e aguarda recambiamento para a capital baiana.
Relembre o caso
Júlio César Santana Brazil Filho foi baleado no dia 27 de junho, quando estava próximo ao próprio veículo, que se encontrava parado na área de calibragem de pneus de um posto de combustível, na Avenida Suburbana, em Salvador.
+ Professora é morta a facadas no interior da Bahia; companheiro é suspeito
De acordo com as investigações, dois homens chegaram ao local em uma motocicleta e efetuaram os disparos que atingiram a vítima. Júlio César não resistiu aos ferimentos e morreu no local.
Em entrevista, o pai de Júlio fez um apelo emocionado pedindo que os responsáveis se entreguem. "Gostaria que essas pessoas que fizeram isso com meu filho, uma pessoa de bem, se apresentassem à polícia. Fico muito sentido, assim como outras famílias (...). Ele era muito querido", declarou, sem se identificar.
O sepultamento de Júlio César está previsto para este sábado (28), no Cemitério Campo Santo, no bairro da Federação, em Salvador.
Crimes Violentos Letais Intencionais
Entre janeiro e junho de 2025, a Polícia Civil registrou 378 homicídios dolosos - quando há intenção de matar -, sendo que 95% das vítimas eram homens e 5% mulheres. Foram contabilizados ainda 10 casos de latrocínio (roubo seguido de morte).
+ Mortos em chacinas policiais crescem 235% no primeiro semestre de 2025
No índice de 2024 do Anuário de Segurança Pública, que mede homicídios e lesões graves com intenção de matar, Salvador apresentou taxa de 52, enquanto a média nacional é 20,4. No total, foram registradas 1.335 mortes violentas na cidade nesse período, representando quase 30% do índice nacional em apenas seis meses.
+ Torcedor do Vitória tem alta após ser espancado por organizada do Bahia
Segundo o anuário, a capital baiana ultrapassou Macapá, capital do Macapá. A Bahia, por sua vez, é o segundo estado mais violento do país. Perde apenas para o Amapá.

Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).