Psicoterapeuta com 400 mil seguidores é alvo do MP-BA por crimes sexuais

O profissional, com mais de 400 mil seguidores em redes sociais, é apontado por crimes de violação sexual mediante fraude e assédio sexual contra pacientes mulheres

Por Victor Souza.

Um psicoterapeuta foi alvo do Ministério Público da Bahia (MPBA), durante a ‘Operação Catarse’, que investiga crimes sexuais e estelionato, em Salvador, nesta terça-feira (26). Foram cumpridos mandados de busca e apreensão na residência e no consultório do investigado nos bairros da Pituba e Caminho das Árvores, áreas de luxo da capital baiana. 

Operação Catarse

O profissional, com mais de 400 mil seguidores em redes sociais, é apontado por crimes de violação sexual mediante fraude e assédio sexual contra pacientes mulheres durante atendimento psicoterapêutico. O homem ainda praticava a ação criminosa contra alunas de cursos de formação.

Na ação desta terça, a Justiça determinou o bloqueio de bens em mais de R$ 960 mil, a quebra dos sigilos informático e telemático e a suspensão imediata do exercício de atividades profissionais de natureza psicoterapêutica, consultas clínicas, cursos, palestras, mentorias e eventos similares, de forma autônoma ou por meio de pessoas jurídicas. 

A investigação

Segundo as investigações, o investigado atuava de forma sistemática e reiterada, valendo-se da posição de autoridade profissional, do conhecimento técnico, de informações íntimas das pacientes e da sua notoriedade no mercado. A apuração identificou quatro vítimas, três delas vítimas de crimes contra a dignidade sexual e uma de crime patrimonial. 

Todas as mulheres confirmaram a mesma versão de atuação e disseram conhecer outras mulheres que, por medo ou vergonha, ainda não noticiaram os fatos às autoridades.

O psicoterapeuta atua no mercado há mais de 10 anos com atividades na cidade de Salvador e em diversas capitais do país com diversos pacientes em atendimento psicoterapêutico regular, além de ministrar cursos, workshops e formações na área.

Desde pelo menos 2020, ele estaria deliberadamente identificando mulheres em situação de vulnerabilidade psicológica, com histórico de trauma, baixa autoestima e dependência emocional, para, gradualmente, desvirtuar a relação terapêutica ou pedagógica e obter vantagens sexuais e/ou patrimoniais mediante fraude qualificada.

Foram cumpridos mandados de busca e apreensão na residência e no consultório do investigado nos bairros da Pituba e Caminho das Árvores. A ação resulta de investigação do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) e do Núcleo de Enfrentamento às Violências de Gênero em Defesa dos Direitos das Mulheres (Nevid). E contou com apoio do Comando de Policiamento de Apoio Operacional (CPAp) da Polícia Militar, por meio do Esquadrão de Motociclistas Águia.

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.