Presidiários de Salvador são alvos de operação da Polícia Civil na Bahia
Operação da Polícia Civil mira grupo suspeito de tráfico, armas e lavagem de dinheiro com atuação dentro e fora dos presídios
Por Ananda Costa.
Dois presidiários custodiados no sistema prisional de Salvador foram alvos de mandados de prisão cumpridos nesta quarta-feira (6) durante a Operação da Polícia Civil da Bahia. A ação teve como objetivo desarticular um grupo criminoso com atuação interestadual, suspeito de envolvimento com tráfico de drogas, comércio ilegal de armas e lavagem de dinheiro.
+ Vítima de agressão pede ajuda à Polícia fazendo “pedido de pizza”
Mesmo encarcerados, os detentos continuavam exercendo funções de comando dentro da organização criminosa, segundo as investigações. A polícia apurou que os dois articulavam ações com outros integrantes em liberdade, mantendo a estrutura criminosa em funcionamento.
Ao todo, foram cumpridos seis mandados de prisão. Além dos dois no sistema prisional da capital, outros quatro foram executados nos bairros de Mussurunga e Águas Claras, em Salvador, e nos municípios de Lauro de Freitas e Saubara. Também foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão.
A organização possuía uma divisão interna com setores específicos. O núcleo financeiro, por exemplo, seria comandado por uma mulher presa em Saubara. Ela é apontada como responsável pela arrecadação de recursos por meio de consórcios entre os integrantes, utilizados para financiar as atividades ilegais.
A base das operações da quadrilha estaria localizada em Salvador, com ramificações na Região Metropolitana, no interior da Bahia e até no estado de São Paulo. Foram apreendidos porções de maconha, equipamentos eletrônicos e um veículo, que passarão por perícia.
O material recolhido deve subsidiar novas fases da investigação conduzida pelo Departamento de Repressão e Combate à Corrupção, ao Crime Organizado e à Lavagem de Dinheiro (Draco).
+ Homem com as mãos amarradas é morto a tiros em Salvador
LEIA MAIS: Um suspeito morre e dois ficam feridos em operação policial em Salvador
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).