Siga o Aratu ON no GoogleE veja as notícias do Brasil e da Bahia com destaque nas suas buscas.
Adicionar

PF deflagra operação contra suspeita de fraude em contratos públicos na Bahia

Operação Severus cumpre 33 mandados de busca e apreensão em oito municípios baianos após suspeita de fraude em contratos públicos na Bahia

Por Ananda Costa.

A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta quinta-feira (13) a Operação Severus, segunda fase da Operação Pacto Infame, para aprofundar as investigações sobre um possível esquema criminoso envolvendo fraudes em contratações públicas no município de Gongogi, no sul da Bahia.

Polícia Federal investiga suspeita de fraude em contratos públicos na Bahia

Ao todo, são cumpridos 33 mandados de busca e apreensão. As ações ocorrem nos municípios de Gongogi, Itabuna, Ilhéus, Dário Meira, Ipiaú, Ibicaraí, Valença e Eunápolis, com a participação de policiais federais e auditores da CGU.

Investigação apura fraudes em contratos públicos na Bahia

Segundo a investigação, uma possível organização criminosa teria sido estruturada dentro da administração municipal, com a participação de agentes públicos e particulares. O grupo é suspeito, em tese, de envolvimento em fraudes em licitações, desvio de recursos públicos, corrupção e lavagem de dinheiro.

Entre as irregularidades identificadas estão o possível direcionamento de licitações, uso de documentos falsos, simulação de procedimentos administrativos e pagamentos por serviços que não teriam sido realizados ou teriam sido executados apenas parcialmente.

Ainda conforme as investigações, os valores supostamente desviados teriam sido posteriormente movimentados por meio de pessoas e empresas utilizadas como intermediárias.

Durante a operação, além de documentos e mídias, os agentes estão autorizados a apreender dinheiro em espécie, joias e veículos relacionados aos investigados.

A Justiça também determinou o bloqueio e a indisponibilidade de valores, veículos, imóveis e outros bens dos envolvidos, até o limite de R$ 2 milhões.

Outras operações na Bahia

Grupo Investigado Por Delivery De Drogas Na Bahia

Polícia Civil deflagrou, na manhã desta quinta-feira (13), a Operação Nexus contra um grupo investigado por delivery de drogas, associação para o tráfico e comércio ilegal de armas de fogo e munições na Bahia. 

Segundo as investigações, os suspeitos utilizavam redes sociais e aplicativos de mensagens para realizar delivery de drogas na Bahia, além de negociar armas e munições com entrega em locais previamente combinados.

A operação cumpre mandados de prisão preventiva e oito de busca e apreensão nos municípios de Feira de Santana, Salvador e Serra Preta. A ação tem como objetivo localizar drogas, armas, munições, aparelhos celulares e outros materiais que possam contribuir para o avanço das investigações.

LEIA MAIS: VÍDEO: mulher é flagrada roubando celular em mercado no bairro de Brotas, em Salvador

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.