Operação reforça policiamento no Centro Histórico de Salvador durante o verão
Reforço policial no Centro Histórico ocorre diante do crescimento do fluxo de turistas e do calendário de festas de verão
Com o aumento do fluxo de turistas e a intensificação do calendário de festas e ensaios de verão, a Polícia Civil deflagrou, nesta quinta-feira (22), um reforço no policiamento do Centro Histórico de Salvador.
A Operação Centro Seguro, a iniciativa foca no combate a crimes contra o patrimônio, como furtos, roubos e latrocínios, além do enfrentamento ao tráfico de drogas na região.

A ação mobiliza mais de 20 agentes do Departamento de Crimes Contra o Patrimônio (Deic), com suporte da Delegacia de Proteção ao Turista (Deltur).
As diligências baseiam-se no mapeamento de manchas criminais e em informações coletadas pelo Disque Denúncia. Além do patrulhamento, as equipes realizam abordagens para identificar indivíduos com mandados de prisão em aberto.
Polícia Militar na Bahia
Sempre que um cidadão presencia uma situação fora da normalidade, o número mais acionado é o 190. A ligação ativa a atuação da Polícia Militar da Bahia (PMBA), força responsável pelo policiamento ostensivo e pela preservação da ordem pública em Salvador. No entanto, essa presença constante também escancara um dado alarmante: segundo levantamento do Instituto Fogo Cruzado, a Bahia tem a polícia que mais mata no Brasil, com um aumento de 235% nas mortes por intervenção policial.
Além da atuação nas ruas, a corporação é estruturada em batalhões e operações que abrangem desde o policiamento rodoviário até o ambiental. Para entender como a PM se organiza e atua na capital, o Aratu On detalha a estrutura e as estratégias empregadas pela instituição.
Mapa da Violência em Salvador

Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).
Salvador lidera nos índices de violência armada
Entre os municípios da Região Metropolitana, Salvador foi o mais impactado: concentrou 73% dos tiroteios, 69% dos mortos e 79% dos feridos registrados em 2025. Os bairros com maior incidência são:
-
Lobato: 23 tiroteios, 18 mortos e 5 feridos
-
Beiru/Tancredo Neves: 22 tiroteios, 5 mortos e 5 feridos
-
Mussurunga: 19 tiroteios, 14 mortos e 4 feridos
-
Fazenda Coutos: 18 tiroteios, 18 mortos e 3 feridos
-
Narandiba: 14 tiroteios, 13 mortos e 2 feridos
Na Bahia, ao menos 14 facções criminosas disputam o controle do tráfico de drogas. Paralelamente, o estado tem, desde 2022, a polícia mais letal do Brasil. Só no primeiro semestre de 2025, 42% dos tiroteios ocorreram em ações policiais.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).