Operação Martelo: PC da Bahia mira criminosos com ação interestadual

Operação Martelo cumpre mandados judiciais na região do Recôncavo Baiano, com desdobramentos simultâneos em outros quatro estados da Federação

Por Dinaldo dos Santos.

A Polícia Civil da Bahia deflagrou, na manhã desta terça-feira (10), a operação Martelo que investiga crimes de tráfico de drogas, homicídios e lavagem de dinheiro. O objetivo é desarticular a cadeia de comando e neutralizar a atuação dos integrantes de uma organização criminosa com atuação interestadual.

Operação Martelo (1)

Operação Martelo cumpre mandados

Segundo a PC, mandados judiciais são cumpridos na região do Recôncavo Baiano, com desdobramentos simultâneos em outros quatro estados da Federação, integrando um esforço coordenado voltado ao enfrentamento do grupo criminoso, que possui ramificações dentro e fora da Bahia.

As investigações, conforme a PC, apontam que a organização atua de forma estruturada, com divisão de funções e núcleos bem definidos, voltados tanto à prática de crimes violentos quanto à ocultação e movimentação de recursos ilícitos.

Ainda de acordo com a PC, o trabalho investigativo foi desenvolvido ao longo de aproximadamente um ano, com a realização de diligências, levantamentos de inteligência e análises técnicas que permitiram a identificação das lideranças, da dinâmica de atuação e do 'modus operandi' do grupo.

Cerca de 120 policiais civis participam da operação, por meio de equipes da 4ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Santo Antônio de Jesus), da Diretoria Regional de Polícia do Interior (Dirpin/Leste), do Departamento de Repressão e Combate à Corrupção, ao Crime Organizado e à Lavagem de Dinheiro (Draco-LD) e da Coordenação de Operações e Recursos Especiais (Core).

Quer ser avisado primeiro sobre casos como este? Clique AQUI e entre no canal de segurança do Aratu ON no WhatsApp para receber notícias em tempo real.

Violência na Bahia

A Bahia tem 13 cidades entre as 100 mais violentas do Brasil. É o que aponta levantamento realizado pelo Aratu On a partir de dados disponibilizados pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública. O estado empata com o Rio de Janeiro na ponta do ranking

Os dados se referem a 2025 e incluem apenas os números absolutos de vítimas de homicídios dolosos.

A única cidade da Bahia no top 10 é Salvador. A capital baiana, terceira no ranking, registrou 669 notificações de homicídios dolosos. A cidade perde para o Rio de Janeiro (1.152 casos) e Fortaleza (718 casos). Esta, inclusive, é a primeira vez em cinco anos que Salvador não lidera os casos de violência no Nordeste.

LEIA MAIS: Suspeito de ser gerente financeiro de facção é preso na Ilha de Itaparica

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.