Operação Lavagem do Bonfim 2026 reforça policiamento nos festejos
Operação Lavagem do Bonfim 2026 reforça policiamento nos festejos
Por Rosana Bomfim.
A Polícia Militar da Bahia (PMBA), por meio do Comando de Operações Policiais Militares (COPPM), dará início nesta quinta-feira (8) à Operação Lavagem do Bonfim 2026. O esquema especial de segurança seguirá até o dia 18 de janeiro, com atuação intensificada no dia 15, data da tradicional Lavagem do Bonfim, uma das maiores manifestações religiosas e culturais do estado, que reúne milhares de pessoas em Salvador.

A operação contará com a participação de oito Comandos de Policiamento Regionais e Especializados, além da Academia da Polícia Militar (APM). Ao todo, serão empregados 27 Postos Elevados de Observação (PEO) distribuídos ao longo do trajeto da festa.

Durante todo o período do calendário religioso, a PMBA realizará ações preventivas, monitoramento em tempo real e medidas de controle do público, especialmente no dia do evento principal, com policiamento mantido até a dispersão dos participantes.

A Lavagem do Bonfim é marcada pela caminhada de aproximadamente oito quilômetros, que parte da Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia, no bairro do Comércio, até a Colina Sagrada do Bonfim, atraindo grande concentração de pessoas ao longo do percurso e áreas adjacentes.
O planejamento operacional prevê policiamento nos PEOs, guarnições em Bases Móveis de Segurança, patrulhamento em corredores viários estratégicos, estações de transbordo, metrô, terminais rodoviários e marítimos, além de pontos turísticos e centros comerciais.
O reforço inclui ainda o emprego de aeronaves, Sistema de Aeronave Remotamente Pilotada (RPAS), bem como célula de intervenção tática e equipe antibomba em prontidão.
LEIA MAIS: Seap instaura sindicância para apurar morte de detento em Vitória da Conquista
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).