Jovem suspeito de estupro de adolescentes e ameaça de morte é preso na Bahia
Suspeito de estupro de adolescentes preso nesta segunda-feira era investigado desde agosto de 2024
Um jovem de 23 anos foi preso nesta segunda-feira (17) em Poções, no sudoeste da Bahia, após uma série de denúncias. Os delitos incluem estupro de duas adolescentes de 16 anos, uma delas sua ex-companheira, além de ameaça, lesão corporal, injúria e comércio ilegal de arma de fogo.
Segundo as investigações, as denúncias começaram em agosto de 2024. Registros policiais detalham que sua ex-companheira, de 16 anos e mãe de seu filho recém-nascido, foi vítima de agressões físicas, ameaças de morte com o uso de armas de fogo e arma branca, e estupro.

O inquérito policial aponta, ainda, que o indivíduo também cometeu abuso sexual contra outra adolescente da mesma idade e a ameaçou de morte.
O suspeito possui registros por crimes como lesão corporal e roubo, após agredir um pedestre com um pedaço de madeira. Ele é também acusado de ameaças constantes, que incluíam o arrombamento de residências e injúrias contra um familiar da ex-companheira, por não aceitar o relacionamento dos dois.
Em outra ocasião, o suspeito foi detido em flagrante por comércio ilegal de arma de fogo, em posse de dois revólveres de calibre .32 e .38.
O mandado de prisão preventiva foi expedido após representação da autoridade policial, considerando o histórico criminal do investigado. Após a captura, a Polícia Civil lavrou o registro de ocorrência, realizou oitivas, expediu guias periciais e comunicou à Justiça as providências adotadas. O indivíduo permanece custodiado à disposição do Poder Judiciário.
Bahia é segundo estado mais violento do Brasil
A Bahia apareceu como o segundo estado mais violento do Brasil em 2024, de acordo com dados do Anuário de Segurança Pública. De acordo com o ranking, o Amapá lidera a lista dos estados mais violentos do Brasil, com uma taxa de 45,1 mortes por 100 mil habitantes. Em seguida, aparecem a Bahia (40,6), Ceará (37,5), Pernambuco (36,2) e Alagoas (35,4).

Denúncias de estupro a crianças
O Brasil vive um cenário alarmante de violência sexual contra crianças e adolescentes. Segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2024, o país registrou 83.988 casos de estupro em 2023 — um aumento de 91,5% em relação a 2011. A cada hora, sete crianças ou adolescentes são vítimas desse crime. Do total de ocorrências, 76% envolvem vítimas consideradas vulneráveis, ou seja, menores de 18 anos.
Grande parte dos casos ocorre no ambiente doméstico. Os dados apontam que 61,7% dos estupros contra crianças e adolescentes são cometidos por familiares ou pessoas próximas, o que dificulta a identificação e a denúncia.
Crimes Sexuais
Entre janeiro e junho de 2025, foram notificados 316 casos de estupro em Salvador, sendo que 68% das vítimas eram menores de idade. Entre elas, 114 eram crianças de 0 a 11 anos. Vítimas do sexo masculino representam apenas 8% do total.
+ PF faz operação no sul da Bahia contra crimes de abuso sexual infantil
Foram registrados também 24 casos de importunação sexual, com maior incidência entre jovens de 18 a 24 anos. Os crimes ocorrem tanto em residências quanto em áreas urbanas.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).