Jovem de 18 anos desaparece após afogamento na Praia de Guarajuba

Buscas foram iniciadas na manhã de domingo (8), após o jovem desaparecer no mar da Praia de Guarajuba, no litoral de Camaçari

Por Laraelen Oliveira.

Um jovem de 18 anos, identificado como Ismael de Oliveira dos Santos, desapareceu após um afogamento ocorrido na tarde de sábado (7), na Praia de Guarajuba, no litoral de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador.

Guarajuba é conhecida por trechos com correntes de retorno, que podem surpreender até banhistas experientes. Especialistas orientam atenção redobrada e respeito à sinalização existente na praia. Foto: Monique Renne

Segundo o relato de um amigo que estava com Ismael no momento do ocorrido, os dois nadavam no mar por volta das 15h15, quando decidiram retornar à faixa de areia. O colega conseguiu sair da água, mas Ismael não retornou. Inicialmente, acreditou que o jovem tivesse saído por outro ponto da praia. Após algum tempo sem notícias, percebeu que algo havia acontecido.

No fim da tarde, moradores acionaram a Colônia de Pescadores da região, que teria acesso a imagens de monitoramento. De acordo com testemunhas, os registros mostram o momento em que Ismael submerge no mar.

Buscas e localização do corpo

Na manhã deste domingo (8), equipes náuticas do 13º Batalhão de Bombeiros Militar (13º BBM/Bmar) realizaram buscas por um homem que havia submergido na Praia de Guarajuba, em Camaçari. Os bombeiros militares empregaram técnicas de salvamento aquático e prestaram apoio e atendimento aos familiares da vítima, mantendo os esforços concentrados até a finalização das buscas.

Segundo o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA), a atuação ocorreu de forma ininterrupta, com prioridade na preservação da vida e no apoio à população.

Ainda no domingo, o corpo de Ismael foi localizado e retirado da água pelos bombeiros militares. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) foi acionado para a realização dos procedimentos legais.

Em situações de afogamento ou desaparecimento no mar, o Corpo de Bombeiros pode ser acionado pelo número 193, e a Marinha do Brasil pelo 185/Foto: Divulgação / Corpo de Bombeiros de Camaçari – 10º GBM

Casos de afogamento caem mais de 60% nas praias de Salvador em 2025

A Coordenadoria de Salvamento Marítimo de Salvador (Salvamar) registrou 235 casos de afogamento nas praias da capital baiana entre janeiro e 15 de agosto deste ano. No mesmo período de 2024, foram contabilizadas 641 ocorrências. A comparação aponta uma redução de 63,34% nos incidentes ao longo da orla da cidade.

Quer ser avisado primeiro sobre casos como este? Clique AQUI e entre no canal de segurança do Aratu ON no WhatsApp para receber notícias em tempo real.

Apesar da queda expressiva, a Salvamar alerta para o aumento do fluxo de banhistas com a chegada do mês de setembro, quando as temperaturas costumam subir e o volume de chuvas diminui. A orientação é para que a população redobre os cuidados, especialmente em áreas consideradas mais perigosas.

Salvador registra quase 80 afogamentos nos primeiros dias de 2026

Salvador contabilizou quase 80 casos de afogamento nos dez primeiros dias de 2026, segundo dados da Coordenadoria de Salvamento Marítimo (Salvamar), órgão ligado à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop).

Somente nos quatro primeiros dias de janeiro, foram registradas 57 ocorrências de afogamento, além de 24 casos de pessoas perdidas nas praias. Entre a segunda-feira (5) e a sexta-feira (9) de janeiro, outros 20 episódios foram notificados.

O número é mais que o dobro do total registrado em todo o mês de janeiro de 2025, quando a Salvamar contabilizou 34 resgates por afogamento na capital baiana.

Em Salvador, Lula defende PEC da Segurança Pública e promete recursos para os estados

Durante visita a Salvador, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que a segurança pública é uma das prioridades do governo federal em 2026. Em entrevista exclusiva ao jornalista Pablo Reis, apresentador do Aratu Notícias, da TV Aratu, na manhã desta sexta-feira (6), Lula defendeu a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança Pública.

Segundo o presidente, a proposta prevê a criação do Sistema Único de Segurança Pública (SUSP), com o objetivo de integrar as ações da União, dos estados e dos municípios no combate ao crime organizado. Lula destacou ainda que, com a aprovação da PEC, será possível garantir um orçamento específico para repasses aos estados, fortalecendo o enfrentamento à violência no país.

Leia também: Investigado por feminicídio em Itiúba é preso em Lauro de Freitas, na Bahia

Leia também: Polícia Civil apreende 100 kg de cabos de cobre em sucata da Bahia

Leia também: Suspeito de agredir mulheres e incendiar casa durante cavalgada é preso

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.