Grupo que enviava cocaína para a Europa pelo Porto de Salvador é condenado

Segundo a medida, o grupo condenado utilizava a técnica conhecida internacionalmente como “rip-on/rip-off”

Por Victor Souza.

O grupo que enviava cocaína para a Europa pelo Porto de Salvador foi condenado à prisão em penas que variam de 12 a 20 anos, em regime fechado. Seis pessoas faziam parte da organização investigada pelos crimes de tráfico internacional de drogas, associação para o tráfico, lavagem de dinheiro e falsificação de documento público no porto da capital baiana. 

André Mendonça, do STF, anula cobrança de IPTU da Codeba em Salvador

Segundo a medida, o grupo condenado utilizava a técnica conhecida internacionalmente como “rip-on/rip-off”, que consiste na inserção clandestina de drogas em contêineres de exportadores legítimos sem o conhecimento dos proprietários da carga. 

De acordo com o Ministério Público Federal, o objetivo do grupo criminosa era enviar grandes quantidades de cocaína para portos da Europa, especialmente na Holanda, Bélgica e Espanha, utilizando a estrutura portuária de Salvador.

Estrutura do grupo que enviava cocaína para a Europa pelo Porto de Salvador

Segundo as investigações, o esquema contava com estrutura especializada e divisão de tarefas, incluindo uso de informações privilegiadas sobre cargas e embarques. Além disso, o crime ainda contava com a participação de pessoas com acesso ao terminal portuário, veículos clonados, lacres falsificados e apoio logístico.

Conforme o MPF, funcionários do terminal portuário (núcleo de inteligência) acessavam os sistemas internos para selecionar contêineres localizados em “pontos cegos” das câmeras de segurança. 

Para entrar na área restrita do pátio, os criminosos usavam carros clonados com logomarcas de empresas prestadoras de serviço do porto, além de subornar vigilantes para burlar as vistorias.

Técnicos de refrigeração cooptados chegavam a sabotar peças dos contêineres para gerar um falso chamado de manutenção, o que justificava a presença prolongada deles no local. Após colocar as sacolas com a droga na carga, o grupo rompia os lacres originais das portas e os substituía por cópias falsificadas a laser, que mantinham a numeração verdadeira para ocultar a violação até o destino final.

As sentenças variam de acordo com a gravidade das condutas e o número de crimes cometidos por cada um dos envolvidos. Todos os réus foram condenados a iniciar o cumprimento da pena em regime fechado.

As penas aplicadas vão de 12 anos e 3 meses a 20 anos, 8 meses e 7 dias de reclusão, além do pagamento de multa. O principal réu foi condenado por tráfico internacional de drogas, constituição e financiamento de organização criminosa, lavagem de dinheiro e falsificação de documento público.

Homem é preso suspeito de esconder cocaína no Porto de Salvador 

A Polícia Federal prendeu, nesta quarta-feira (4/2), um homem suspeito de integrar organização criminosa, responsável por inserir grandes quantidades de drogas em cargas destinadas ao exterior por meio do Porto de Salvador.

As investigações apontaram que o suspeito atuava de forma estratégica na cadeia logística, possibilitando a contaminação de mercadorias lícitas com cocaína que seria enviada para a Europa. Somente nos fatos já apurados, foram apreendidos aproximadamente 1,7 tonelada de entorpecentes.

A ação contou com apoio da Polícia Militar da Bahia e foi resultado de intenso trabalho de investigação da Polícia Federal, demonstrando que o esquema utilizava métodos sofisticados para introduzir a droga em contêineres de exportação.

As cargas contaminadas foram identificadas em operações distintas, que resultaram na apreensão de centenas de quilos de cocaína em cada ocorrência.

Em nota, a PF reafirmou que a repressão ao tráfico internacional de drogas é de fundamental importância, por se tratar de crime que financia outras atividades ilícitas, fomenta a violência e compromete a credibilidade do comércio exterior brasileiro.

A prisão do investigado e as expressivas apreensões realizadas, ressaltou a PF, demonstram a eficácia das ações integradas e o compromisso do Estado brasileiro em desarticular redes criminosas que tentam utilizar os portos nacionais como rota para o tráfico internacional.

Pf Prende Suspeito Porto De Salvador

LEIA MAIS: Idoso atropelado por adolescente sem habilitação morre após acidente na Bahia

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.