Saiba quem é a primeira mulher a alcançar posto mais alto da PMBA
Coronel Ivana é mais nova coronel da Polícia Militar da Bahia e a primeira mulher a conquistar a patente mais alta da corporação
Por Rosana Bomfim.
Ivana Teixeira Andrade é a mais nova coronel da Polícia Militar da Bahia (PMBA) e a primeira mulher a conquistar a patente mais alta da corporação. Com uma trajetória de 32 anos na PMBA, sua carreira une a precisão da área da saúde à exatidão da estratégia militar.

Graduada em Odontologia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), com especialização em Dentística, Ivana também é formada no Curso de Comando e Estado-Maior (CCEM), pré-requisito para assumir o mais alto posto da PMBA, o de coronel.
A promoção da coronel Ivana Teixeira Andrade, integrante do Quadro de Oficiais de Saúde (QOS), foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) da quarta-feira (04), por meio de decreto assinado pelo governador Jerônimo Rodrigues.

Além de Ivana, também receberam cumprimentos do governador os coronéis Jonathas Matos de Santana, Gabriel Manuel da Silva Neto, Roberto Santana de Araújo, Cleber Santos da Silva, Eduardo Luiz dos Santos Silva e Roberto de Melo Assunção.
O ato simboliza um avanço significativo para a representatividade feminina nas forças de segurança do estado. O segundo maior posto da corporação, o de tenente-coronel, também ganhou destaque nesta promoção, sendo alcançado por 11 oficiais mulheres.
Trajetória de carreira da Coronel Ivana
Ao longo da carreira, a coronel Ivana, de 56 anos, foi condecorada com a Medalha Marechal Argolo, a Medalha Três Marias e as medalhas alusivas aos 10, 20 e 30 anos de serviços prestados à corporação.
Quer ser avisado primeiro sobre casos como este? Clique AQUI e entre no canal de segurança do Aratu ON no WhatsApp para receber notícias em tempo real.

Aos 24 anos, recém-formada, Ivana conta que prestou concurso para a PMBA no Quadro de Saúde sem imaginar, à época, o que significava ser policial militar.
Disciplinada, adaptou-se rapidamente à rotina da corporação e construiu uma carreira longa e sólida, atuando inicialmente no atendimento odontológico e, posteriormente, assumindo a gestão da Odontoclínica.
“Antes de tudo, quero dizer que sou fã de todas as minhas colegas policiais militares e que as admiro profundamente. Temos uma vida muito cheia de atividades, porque somos esposas, mães e filhas. Quando voltamos para casa, precisamos lidar com todas essas demandas."
"Aí está a grande dificuldade da mulher, mas também a sua força. Acredito que a mulher é resiliente e consegue lidar com tudo isso. Sinto-me honrada por estar aqui, ocupando esse espaço, e espero que, em breve, muitas outras mulheres também estejam”, declarou, a coronel e dentista.
Ainda em 2024, a PMBA deu um passo importante rumo à isonomia de gênero nas carreiras militares operacionais, ao garantir às mulheres o direito de concorrer livremente e em igualdade de condições com os homens nos concursos públicos a partir de 2025, acompanhando o entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF).
LEIA MAIS: Confira mudanças no trânsito da Barra e Ondina para Furdunço e Fuzuê
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).