Chefe de facção criminosa na Bahia é preso em São Paulo
Chefe de facção era apontado como um dos principais executores de organização criminosa em Serrinha, no nordeste da Bahia
Romerito Cardoso da Silva, conhecido como “Bart” e apontado como chefe de uma facção criminosa com atuação em Serrinha, no nordeste baiano, foi preso em São Paulo na última segunda-feira (24).
Considerado foragido, ele era investigado pela morte de Cristiano de Jesus, de 30 anos, vítima de uma troca de tiros registrada em 28 de agosto, no bairro Vaquejada, em Serrinha, no interior baiano.

Romerito foi indiciado por homicídio qualificado, dupla tentativa de homicídio, porte ilegal de arma de fogo e tráfico de drogas.
A prisão ocorreu durante uma ação conjunta da Polícia Civil da Bahia com a Polícia Militar de São Paulo. Após passar por exame de corpo de delito, o suspeito permanecerá à disposição da Justiça.
Outras prisões de lideranças
O chefe do tráfico de uma facção criminosa do Espírito Santo foi preso em setembro deste ano, em Porto Seguro, no sul da Bahia. Foragido da Justiça, ele era investigado por tráfico de drogas e armas, homicídios e lavagem de dinheiro.
Conhecido por comandar a distribuição de entorpecentes e armas na região da Grande Terra Vermelha, em Vila Velha (ES), o suspeito também já tinha passagens por porte ilegal de arma de fogo e homicídio.
A captura integra a Operação Baeza, realizada em conjunto pelas forças de segurança da Bahia, Espírito Santo e Minas Gerais.

"Dez de Paus"
Uma operação integrada das Secretarias da Segurança Pública e Administração Penitenciária, do Ministério Público e das Polícias Militar e Civil da Bahia capturou em maio deste ano,o dez de Paus do Baralho do Crime.
Segundo a SSP-BA, Henrique Lage Ferreira, 39 anos, o 'Pé de Pano', lidera uma facção com atuação no Extremo Sul da Bahia. O grupo criminoso tem envolvimento com tráficos de drogas e armas, homicídios, lavagem de dinheiro, extorsão, roubo e corrupção de menores.
“Kila”
O líder da facção criminosa “MK”, Marivan Elias da Silva, 39 anos, conhecido como “Kila”, responsável pelo tráfico de drogas em diversos bairros de Camaçari, foi preso por equipes da Polícia Civil da Bahia em, Fortaleza, durante ação conjunta com a Polícia Civil do Ceará.
"Mahalo"
Matheus Pinheiro dos Santos, conhecido como "Mahalo" e também identificado como o “Dez de Paus” do Baralho do Crime da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), foi preso na cidade de Piraquara, no estado do Paraná. Ele é apontado como chefe de facção, e uma das principais lideranças do Bonde do Maluco (BDM), que atua em Salvador.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).