Casa do Benin é fechada após caminhão atingir fachada no Pelourinho
Casa do Benin permanecerá fechada para manutenção após caminhão atingir fachada no Pelourinho; Defesa Civil aponta ausência de riscos estruturais
Por Laraelen Oliveira.
A Casa do Benin permanecerá temporariamente fechada para manutenção após o acidente registrado na madrugada deste domingo (22), no Largo do Pelourinho, no Centro Histórico de Salvador. A informação foi confirmada por meio de comunicado oficial divulgado pela Fundação Gregório de Mattos (FGM).

O acidente ocorreu quando o motorista de um caminhão perdeu o controle do veículo enquanto subia a ladeira do Largo do Pelourinho. O caminhão colidiu contra a fachada do prédio que abriga o museu e também atingiu a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, dois importantes patrimônios históricos da região. Apesar do impacto e dos danos materiais, ninguém ficou ferido.
+Guarda Civil inicia devolução de documentos perdidos no Carnaval
Defesa Civil realiza vistoria e escoramento
Segundo a FGM, o impacto comprometeu uma das pilastras da edificação da Casa do Benin. O espaço passou por vistoria técnica realizada por engenheiro da Defesa Civil de Salvador (Codesal), que efetuou o escoramento da área atingida. De acordo com avaliação preliminar, não há riscos estruturais no imóvel.
+Líder de facção na Bahia, ‘5 de Paus’ é preso durante operação em São Paulo
Como medida preventiva, o equipamento cultural permanecerá fechado ao público até a conclusão dos reparos necessários. A Fundação informou ainda que, em breve, divulgará novas informações sobre o cronograma de requalificação e a data de reabertura.

Além dos danos aos prédios históricos, testemunhas relataram que o caminhão atingiu estruturas utilizadas por trabalhadores da região. Barracas de pizza e churrasco instaladas no entorno do Largo do Pelourinho foram destruídas com o impacto.
A Casa do Benin integra o conjunto de equipamentos culturais administrados pela Fundação Gregório de Mattos, vinculada à Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Salvador, e é reconhecida por promover a valorização da cultura afro-brasileira e das relações entre a Bahia e o Benin.
Quer ser avisado primeiro sobre casos como este? Clique AQUI e entre no canal de segurança do Aratu ON no WhatsApp para receber notícias em tempo real.
+Turista de São Paulo é presa por injúria racial em Porto Seguro
A Prefeitura de Salvador agradeceu a compreensão da população e reforçou que as medidas adotadas visam garantir a segurança de visitantes, trabalhadores e do patrimônio histórico do Centro Histórico.
Dupla é detida após furtos durante festa em Porto Seguro
Dois homens, de 25 e 46 anos, foram presos em flagrante sob suspeita de furtar um celular durante um evento carnavalesco em Porto Seguro, no interior da Bahia. A prisão aconteceu na manhã de sábado (21).
Segundo informações da polícia, o crime teria ocorrido na madrugada de sexta-feira (20), enquanto uma atração musical se apresentava. Na ocasião, os suspeitos teriam levado o aparelho celular da vítima, além de um cartão de crédito.
Veja 11 serviços de apoio a mulheres vítimas de violência na Bahia
Mulheres em situação de violência doméstica e familiar na Bahia têm acesso a uma rede de atendimento gratuito que oferece suporte jurídico, psicológico e social. Os serviços estão disponíveis tanto em Salvador quanto em municípios do interior do estado.

De acordo com dados divulgados pelo Tribunal de Justiça da Bahia, entre janeiro e outubro de 2025 foram contabilizados 97 casos de feminicídio no estado. Apesar das iniciativas de enfrentamento, a Bahia segue entre os estados com maiores índices de assassinatos de mulheres no país.
Suspeitos de furtar R$ 400 mil em joias são presos em Feira de Santana
Dois homens suspeitos de furtar cerca de R$ 400 mil em joias e relógios de um estabelecimento comercial no Distrito Industrial de Juazeiro, na Bahia, foram presos na tarde de sexta-feira (20), no centro de Feira de Santana.
O crime aconteceu na noite de quarta-feira (18) e foi registrado na Delegacia de Furtos e Roubos (DRFR) de Juazeiro, que conduz as investigações sobre o caso.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).