Bahia registra morte de três policiais militares em apenas 26 dias
Ações da SSP-BA e confrontos letais marcam o início do ano com baixas e feridos na corporação
Por, Anna Caroline Santiago e Ananda Costa.
O estado da Bahia enfrenta um início de ano violento para as forças de segurança. Em um intervalo de apenas 26 dias, entre janeiro e fevereiro, três policiais militares perderam a vida em serviço ou em situações de violência urbana, enquanto outros dois ficaram feridos. A série de crimes motivou respostas rápidas da Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA).
Morte de três policiais militares: veja cronologia
9 de Janeiro (Santaluz)
O soldado Eduardo César do Nascimento Filho, 43 anos, morreu após uma perseguição a roubo de veículos. Durante a troca de tiros, um suspeito foi morto e Eduardo, embora socorrido ao Hospital Clériston Andrade, não resistiu. Foram apreendidas armas e dinheiro na ação.

15 de Janeiro (Salvador)
O capitão Osniésio Pereira Salomão, 37 anos, foi assassinado ao sair de um evento na Avenida Contorno. No confronto, um dos criminosos morreu. Os outros dois envolvidos foram presos pela Polícia Civil nos dias subsequentes, encerrando a investigação do caso.

3 de Fevereiro (Salvador)
Durante operações no Vale das Pedrinhas, o cabo Glauber Rosa Santos, 42 anos, foi atingido na cabeça. Ele passou por cirurgia no HGE, mas faleceu. A operação resultou ainda na morte de oito suspeitos.

Operação no Nordeste de Amaralina
O número de suspeitos mortos durante um confronto com a Polícia Militar no Complexo do Nordeste de Amaralina, em Salvador, subiu para oito nesta terça-feira (3). A operação ocorreu após a morte do cabo da PM Glauber Rosa Santos, atribuída a traficantes do Comando Vermelho (CV), facção que domina a região.
+Jerônimo garante investigação sobre morte de PM no Vale das Pedrinhas
Quer ser avisado primeiro sobre casos como este? Clique AQUI e entre no canal de segurança do Aratu ON no WhatsApp para receber notícias em tempo real.
Cinco suspeitos foram baleados durante a ação policial e chegaram a ser socorridos ao Hospital Geral do Estado (HGE), mas não resistiram aos ferimentos. Ao longo da manhã, outros dois confrontos foram registrados em pontos distintos da localidade, segundo informações do programa Alô Juca.
+Bope usa robô para retirar granada deixada por criminosos no Nordeste de Amaralina
Além do 30º Batalhão da Polícia Militar, responsável pelo policiamento da área, participam da operação equipes da Rondesp Atlântico, do Batalhão de Patrulhamento Tático Móvel (BPATAMO) e do Grupamento Aéreo da PM (Graer).
Até o momento, não há confirmação de prisões. A ocorrência segue em andamento, e o policiamento no Nordeste de Amaralina foi reforçado por tempo indeterminado.
Quem era cabo da PM morto no Vale das Pedrinhas
Natural de Senhor do Bonfim, o cabo tinha 42 anos e era lotado no 30º Batalhão da Polícia Militar, responsável pelo policiamento no bairro do Nordeste de Amaralina.
Glauber ingressou na Polícia Militar em 2009 e deixa dois filhos: uma menina de 8 anos, que completou aniversário nesta segunda-feira (2), e um menino de 4 anos.
Em nota de pesar publicada nas redes sociais, a Polícia Militar da Bahia informou que, ao longo de sua trajetória, o policial honrou seu juramento até o último segundo, reafirmando os valores que norteiam a farda que vestia.
Leia também: 'Sem hora para terminar', diz Werner sobre operação no Nordeste de Amaralina
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).