Alunos são suspeitos de planejar envenenamento de professoras em Salvador
Tentativa de envenenamento ocorreu na última sexta-feira; plano foi descoberto por outros estudantes
Uma suposta tentativa de envenenamento de professoras está sendo investigada após denúncia de que quatro alunos de 12 anos, teriam tentado envenenar duas docentes do Colégio Estadual Edson de Souza Carneiro, no bairro de São Caetano, em Salvador. O caso aconteceu na última sexta-feira (31).
Informações iniciais apontam que o plano tinha como alvo as professoras de Matemática e Inglês, e teria sido motivado pelo medo dos alunos de serem reprovados nas disciplinas. O esquema, no entanto, foi descoberto antes de ser executado, após outros estudantes denunciarem a intenção ao vice-diretor da escola.

O caso é apurado pela Delegacia para o Adolescente Infrator (DAI). De acordo com a Polícia Civil, os adolescentes planejavam entregar doces possivelmente envenenados às docentes.
Por meio de nota, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) informou que acompanha o caso e adotou medidas imediatas.
“A direção da unidade escolar já se reuniu com as famílias dos estudantes e com equipes de saúde multidisciplinar, prestando assistência a toda a comunidade escolar. O caso foi registrado na Polícia Civil, que segue com as investigações.
A SEC reafirma seu compromisso com o bem-estar e a segurança de professores, funcionários e estudantes, garantindo um ambiente escolar propício à aprendizagem de qualidade para todos”, diz o comunicado.

Outros casos de envenenamento na Bahia
Ibiquera
Uma mulher foi presa suspeita de matar envenenado o próprio filho, no município de Ibiquera, a 369 km de Salvador. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública, ela confessou ter envenenado a criança porque ele era autista, mexia nas panelas e desarrumava a casa. Outras duas suspeitas também foram localizadas.
O corpo da criança foi encontrada numa cova rasa, em local de difícil acesso no município de Ibiquera. “A mãe alegou que havia colocado chumbinho na água e na comida da criança, no sábado (30/4), e que, no dia seguinte, por volta das 7h, teria encontrado o filho morto, e assim resolveu levá-lo para enterrar”, disse o delegado.
Itabuna
Uma adolescente de 15 anos, que não teve o nome divulgado, foi apreendida suspeita de tentativa de homicídio qualificado após colocar veneno no pão para matar a própria mãe, uma operadora de caixa de 42 anos, no município de Itabuna, no sul da Bahia.
De acordo com a Polícia Civil, a tentativa de homicídio contra a genitora aconteceu no dia 8 de maio deste ano, no bairro Novo São Caetano, quando a adolescente colocou raticida em dois pães que a mãe comia.
Rafael Jambeiro
O pequeno Samuel Ramos Fraga, de apenas 2 anos, acabou morrendo após comer um biscoito recheado dentro da própria casa. O lanche estaria com uma substância conhecida como "chumbinho" e tinha sido colocado por um tio como uma armadilha para ratos.
As circunstâncias da morte da criança foram investigadas pela Delegacia Territorial de Rafael Jambeiro, a 159 km de Salvador.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).