Com menos de 30% de procura, Salvador apresenta índices abaixo do esperado de vacinação contra a gripe
Brasil e Bahia apresentam números de vacinação abaixo dos 40% em relação à parcela da população esperada
A campanha municipal de vacinação contra a influenza (gripe), em Salvador, imunizou apenas 29,6% da população esperada até o momento e está abaixo da média nacional de 40,69%, que também está aquém das previsões feitas pelo Governo Federal. Esse número equivale a 211 mil pessoas, menos da metade das mais de 725 mil que eram esperadas. Os dados são referentes até está segunda-feira (29/5), mas a campanha oficial vai até a próxima quarta-feira (31/5).
Ao Aratu On, a assessoria de comunicação da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) indicou que a pasta já planeja uma ampliação da data que determina o fim da campanha, visto que o número esperado pela meta não deve ser atingido nas próximas 24 horas.
Na Bahia, segundo dados recolhidos do Ministério da Saúde, foram vacinadas cerca 2,2 milhões de pessoas, também abaixo do objetivo de 5,4 milhões. Até o momento, a quantia contemplada equivale a cerca de 40% da meta pré-estabelecida.
Em meio a uma média nacional baixa de vacinação por uma, duas doses ou dose única do imunizante, o plano é ampliar as campanhas dos municípios, como recomentou o Ministério da saúde. A mobilização nacional - iniciada em 10 de abril - termina também nesta quarta-feira.
Casos graves
Segundo o Ministério da Saúde, a imunização ajuda a evitar casos graves da doença. Os últimos dados do governo mostram que foram aplicadas 35,2 milhões de doses, o que atingiu 40,69% do público formado por grupos de idosos, crianças com seis meses a cinco anos de idade, gestantes, profissionais de saúde, puérperas e professores, entre outros.
O Amapá conseguiu a melhor cobertura, atingindo 85,2% do público alvo, e o único a superar os 75%. Acre, com 19,3%, e Roraima, com 24,3%, foram os únicos estados a atingir menos de 25% de cobertura.
A cidade do Rio de Janeiro anunciou que vai prorrogar a vacinação para além do dia 31. Qualquer pessoa com mais de seis meses de idade pode ser imunizada. Na cidade, a vacina contra a gripe está disponível nas 237 unidades de Atenção Primária (clínicas da família e centros municipais de saúde), de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
*Com informações da Agência Brasil
LEIA MAIS: Delegação da Bahia conquista 63 medalhas e lidera a segunda etapa da Copa Brasil de canoagem
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no Insta, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!