Três hospitais públicos do estado estão entre os 100 melhores do Brasil

Hospitais públicos, localizados em Salvador, aparecem em levantamento nacional que reúne os 100 hospitais públicos de maior destaque do país

Por Ananda Costa.

Três hospitais públicos de Salvador estão entre os 100 melhores do Brasil, segundo levantamento nacional inédito que avaliou unidades de saúde com atendimento exclusivo pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O estudo foi realizado pelo Instituto Brasileiro das Organizações Sociais de Saúde (Ibross).

De acordo com a pesquisa, integram a lista o Hospital Ana Nery, o Hospital Estadual da Mulher e o Hospital Universitário Professor Edgard Santos, todos localizados na capital baiana e com atendimento integral pelo SUS.

No geral, o levantamento aponta que São Paulo concentra 30% das unidades listadas. Em seguida aparecem Goiás (10%), Pará e Santa Catarina (7% cada), Pernambuco e Rio de Janeiro (6% cada). A Bahia responde por 3% do total de hospitais selecionados, percentual que inclui os três hospitais públicos de Salvador.

Critérios de seleção

A pesquisa considerou hospitais das redes federal, estadual ou municipal, com atendimento 100% pelo SUS e sem vínculo com operadoras de planos de saúde. Foram incluídos hospitais gerais — adultos ou pediátricos — e unidades especializadas em ortopedia, oncologia, cardiologia e maternidade, todas com mais de 50 leitos e produção registrada no Sistema de Informações Hospitalares (SIH) do Ministério da Saúde entre agosto de 2024 e julho de 2025. Hospitais psiquiátricos e de longa permanência não foram incluídos.

A relação dos 100 hospitais representa a primeira etapa do levantamento e servirá de base para a escolha dos dez melhores hospitais públicos do país. O resultado final será divulgado em maio, durante o Prêmio Melhores Hospitais Públicos do Brasil, iniciativa conjunta das cinco instituições responsáveis pelo estudo.

Hospitais públicos da Bahia: veja onde buscar atendimento gratuito

Foto: Divulgação | Sesab

A rede de hospitais públicos da Bahia é um dos pilares do atendimento gratuito à população no estado. Com unidades de referência em Salvador e hospitais regionais distribuídos pelo interior, o sistema atende milhares de pessoas diariamente por meio do SUS (Sistema Único de Saúde), oferecendo desde atendimentos básicos até procedimentos de alta complexidade.

No ano passado, uma pesquisa inédita da Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB), filiada a World Federation of Intensive and Critical Care, avaliou UTIs em 707 hospitais privados e públicos no Brasil e reconheceu a excelência de três unidades do Governo da Bahia

São elas: Hospital Ana Nery, Hospital do Subúrbio e Maternidade Professor José Maria de Magalhães Netto, todas localizadas em Salvador, bem como o Hospital Estadual da Criança, em Feira de Santana.

Por isso, o Aratu On separou os principais hospitais públicos da Bahia, quais unidades oferecem serviços de urgência e emergência, onde estão os centros especializados e como funciona o acesso aos atendimentos via regulação estadual.

Hospital da Mulher em Salvador: veja quais serviços são oferecidos

Foto: Divulgação | Sesab

Acolhendo pacientes dos 417 municípios baianos, o Hospital da Mulher – Maria Luzia Costa dos Santos, localizado no Largo de Roma, é considerado o maior hospital especializado no atendimento à saúde da mulher do Norte-Nordeste do Brasil.

Com investimento superior a R$ 40 milhões entre obras e equipamentos, a unidade de saúde foi inaugurado no dia 9 de janeiro de 2017, com o objetivo de oferecer assistência nas áreas de ginecologia e mastologia, além do atendimento na área de reprodução humana, oncologia e situações relacionadas à violência sexual.

Atualmente, o Hospital da Mulher é destaque pelo ensino e pesquisa, com o fomento de pesquisas cujo foco é o estudo do câncer na Bahia e participações em programas de destaque nacional, através de parcerias com o Ministério da Saúde, a Beneficência de São Paulo (BP) e Sociedade Internacional de Mastologia. 

LEIA MAIS: Aposentadoria: veja prazo para pedir ressarcimento ao INSS

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.