Saúde

"Termômetro" da Covid-19: o que fazer e como se isolar se seus sintomas começarem? Explicamos para você

De acordo com os dados mais recentes da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), 3.720 pessoas tiveram resultado positivo para a doença nesta quinta-feira (30/6) na Bahia, e tivemos seis óbitos

Por Bruna Castelo Branco

"Termômetro" da Covid-19: o que fazer e como se isolar se seus sintomas começarem? Explicamos para você  Créditos da foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Quantas pessoas que você conhece avisou que estava com Covid nessas últimas semanas? Pois é. Quando a gente achou que a pandemia estava começando a ficar para trás, ela ganhou uma nova força e muitas pessoas voltaram a ser infectadas pelo coronavírus.


De acordo com os dados mais recentes da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), 3.720 pessoas tiveram resultado positivo para a doença nesta quinta-feira (30/6), com seis mortes. A taxa de crescimento no estado, segundo a Sesab, é de 0,24%, ou seja: provavelmente, teremos ainda mais notícias de pessoas adoecendo pelos próximos dias.


LEIA MAIS: Vacinação contra Covid-19 em Salvador seguirá com postos fixos e drives nesta sexta; saiba mais


E, em meio a essa nova onda da doença, algumas dúvidas voltam a surgir: se eu tiver sintomas gripais, quando devo fazer um teste? Quanto tempo preciso ficar em isolamento e quando já posso voltar ao trabalho? E se eu for assintomático? Veja, no nosso termômetro abaixo, a evolução de sintomas: 



QUANDO FAZER O TESTE DA COVID? 


Em entrevista ao Aratu On, a infectologista Ana Paula Alcântara explica que, se tiver qualquer sintoma respiratório, o ideal é já começar o isolamento e fazer o teste no dia seguinte. “Idealmente, no segundo dia, mas pode no primeiro dia de sintomas. A pessoa pode fazer o teste rápido, que é bem eficiente, ou o PCR”.


Logo no início da doença, como explica Ana Paula, existe a possibilidade do teste rápido resultar em um falso negativo porque a carga viral da pessoa ainda pode estar baixa. Por isso… atenção: caso o seu teste dê negativo mas você ainda estiver com sintomas, espere um pouquinho mais para sair do isolamento e faça um novo teste.






QUANTO TEMPO EM ISOLAMENTO?


De acordo com a infectologista, a recomendação é de sete dias contando a partir do primeiro dia de sintomas. Ou seja: se os seus sintomas começarem hoje, você já pode voltar às atividades no dia 8 de julho. Ah, mas tem um detalhe: quando voltar a sair de casa, use máscara por pelo menos mais três dias para garantir.


No caso dos assintomáticos, a recomendação é: “Voltar às atividades sete dias depois, contando da data do teste positivo”. Então, se você receber um resultado positivo hoje, no dia 8 já pode ir para a rua de novo.


DEVO FAZER UM NOVO TESTE?


De acordo com Ana Paula Alcântara, não é necessário: o importante é seguir a recomendação dos sete dias de isolamento. Mas, caso queira testar, o mais recomendado é o teste rápido, que só detecta o vírus se a pessoa ainda estiver doente. O PCR não é o mais ideal porque o exame pode continuar dando positivo por até 50 dias após a contaminação, mesmo que você já esteja livre da covid.


DOENÇA MAIS GRAVE PARA QUEM NÃO SE VACINOU?


Sim! Atualmente, de acordo com dados da Secretaria de Saúde de Salvador (SMS), a taxa de vacinação com a terceira dose na capital é de 69%. No estado todo, esse número cai para 49,62%.


Segundo a médica Ana Paula, as chances de quem tomou a dose de reforço ter sintomas leves é muito maior do que a de quem ainda não completou o esquema vacinal. “Quem não completou o esquema vacinal está muito menos protegido. A possibilidade da pessoa desenvolver a forma moderada ou grave da doença é maior”.


De acordo com um estudo do Hospital de Clínicas de São Paulo, após a terceira dose contra a Covid-19, a proteção contra a doença chega até a 99,7%.


QUANDO PROCURAR O SERVIÇO DE SAÚDE? 


Os sintomas de uma covid-19 leve são: febre (que pode ser alta nos primeiros dias, como explica Ana Paula Alcântara), coriza, tosse e dor de garganta. Caso a pessoa comece a ter falta de ar, uma febre persistente, que dure de 3 a 5 dias, e queda da saturação, é necessário buscar um serviço de saúde.


A médica também deixa um alerta: nas últimas semanas, muitas pessoas estão tendo enjôo, vômito e diarreia como os primeiros sintomas da doença. “Tem outras viroses aparecendo na cidade, rotavírus, mas esses também podem ser sintomas iniciais de covid”. Por isso, fique atento: ainda estamos em uma pandemia. Se sentir qualquer sintoma, coloque a máscara e mantenha o distanciamento social.


Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos siga no InstagramFacebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 - 7440. Nos insira nos seus grupos!


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.