Sesab reclama após 11 dias sem acesso ao banco de dados de Covid do Ministério da Saúde por ataque hacker

Nas últimas 24 horas, o estado da Bahia registrou seis mortes, mas os dados podem ser alterados quando a plataforma do governo for reestabelecida

Por Da Redação.

Sesab reclama após 11 dias sem acesso ao banco de dados de Covid do Ministério da Saúde por ataque hackerilustrativa/Pexels

A Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) comletou 11 dias sem acesso ao banco de dados da Covid-19 do Ministério da Saúde nesta segunda-feira (20/12). O boletim epidemológico das últimas 24 horas registra seis óbitos pela doença no estado, mas não atualizou o número de casos devido ao problema no sistema.

Desde o início da pandemia, o total de óbitos é de 27.438. "Os dados ainda podem sofrer alterações devido à instabilidade do sistema do Ministério da Saúde. A base ministerial tem, eventualmente, disponibilizado informações inconsistentes ou incompletas', reforça a Sesab.

O problema é consequência do ataque de hackers sofrido pela pasta no último dia 10 de dezembro. Na página do Ministério da Saúde e do ConectSus os invasores escreveram que o portal sofreu um "ransomware" e que "50 TB de dados foram copiados e excluídos". Pouco antes das 7h, a mensagem não era mais exibida nos sites, mas eles continuavam inacessíveis.

Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.

Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.