Serviço público tem três vezes mais pessoas em home office do que setor privado, diz pesquisa
Serviço público tem três vezes mais pessoas em home office do que setor privado, diz pesquisa
O percentual de servidores públicos em trabalho remoto é mais de três vezes a proporção dos empregados que se encontram nesta mesma situação no setor privado. Os dados da pesquisa feita pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), foram divulgados nesta quarta-feira (5/8).
O estudo denominado 'O Teletrabalho no Setor Público e Privado na Pandemia: Potencial Versus Evolução e Desagregação do Efetivo', mostrou que só em junho, 24,7% dos trabalhadores do setor público exerciam atividade remota, mas, no setor privado, eram apenas 8%. Mesmo na comparação da natureza da atividade, o patamar de pessoas ocupadas e não afastadas em trabalho remoto no setor público é superior aos percentuais do privado, nos setores de serviços, comércio, indústria e agricultura.
Para o Ipea, os resultados evidenciam desigualdade com números gerais de trabalho remoto no país com recortes também por idade, gênero, raça/cor e escolaridade. A maioria das pessoas em teletrabalho tem de 30 a 39 anos, é mulher, predominantemente da cor branca e com nível superior.
LEIA MAIS: Governo realiza "Semana Brasil" com descontos para impulsionar comércio no mês de setembro
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.