Senado aprova projeto que obriga planos de saúde a cobrir fora do rol taxativo da ANS

Agora, o texto segue para sanção do presidente Jair Bolsonaro (PL). Antes, já havia sido aprovado pela Câmara, no começo de agosto, em votação simbólica

Por Da Redação.

Senado aprova projeto que obriga planos de saúde a cobrir fora do rol taxativo da ANSJefferson Rudy/Agência Senado

O Senado aprovou um projeto que obriga os planos de saúde a cobrirem tratamentos e procedimentos fora do rol da Agência Nacional da Saúde (ANS). A votação ocorreu na tarde desta segunda-feira (29/8). 

Desta forma, cai restrição imposta em junho pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), que entendeu como taxativa a lista de tratamentos que devem ser cobertos pelos planos de saúde. Isto é: os convênios não seriam mais obrigados a cobrir tratamentos que estavam fora do rol delimitado pela ANS. 

Agora, o texto segue para sanção do presidente Jair Bolsonaro (PL). Antes, já havia sido aprovado pela Câmara, no começo de agosto, em votação simbólica.

A determinação do STJ, ainda em vigor, vale para cirurgias, cobertura de exames e o fornecimento de alguns medicamentos. Antes da decisão, o que valia era o chamado “rol exemplificativo”, que obrigava o cumprimento de atendimentos conforme a necessidade de cada paciente — que tivesse em mãos o encaminhamento médico. Caso Bolsonaro sancione, isto volta a valer.

Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos siga no InstagramFacebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 - 7440. Nos insira nos seus grupos!

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.