Sabe o que é amnésia anterógrada? Psiquiatra tira dúvidas sobre insônia e Zolpidem; assista
Na última década, a venda de zolpidem, remédio utilizado para tratar insônia, aumentou consideravelmente no Brasil.
Na última década, a venda de zolpidem, remédio utilizado para tratar insônia, aumentou consideravelmente no Brasil. Porém, o que chama atenção, hoje, é o uso indiscriminado do medicamento, muitas vezes comprado sem receita médica, como destacou o psiquiatra André Gordilho em entrevista ao jornalista Pablo Reis, durante o programa Liga da Madruga, da TV Aratu.
"As pessoas têm muitos sintomas de insônia. Como o Zolpidem é relativamente seguro e de fácil manejo, que promove um sono rápido, acabam usando muito. Inicialmente, acreditava-se que ele não tinha um potencial de dependência e abuso, [...] mas a realidade é que há risco de abuso e dependência", falou o profissional.
No programa exibido no último dia 5 de dezembro, o psiquiatra também tirou dúvidas de seguidores no Instagram do Liga. Uma delas questionava sobre o possível esquecimento causado pelo remédio - mostrado, inclusive, em diversos vídeos "virais" do TikTok, entre outras redes sociais -, ao que Gordilho afirmou ser comum.
"Não é raro esquecer, porque [o Zolpidem] é hipnótico. Você deve tomar deitado, já. Se você toma e faz atividade, você tem o adormecer, mas mantem os movimentos e causa, muitas vezes, a amnésia anterógrada (ou seja, não lembra o que está fazendo do momento que tomou pra frente), aí pode se expor, fazer besteira...", explicou o médico, reforçando, ainda, que é bom evitar que a pessoa seja acordada durante as primeiras horas de uso, "porque esse despertar pode ser automático e a pessoa não vai se recordar".
Assista, abaixo, à entrevista completa:
EM TEMPO
Em agosto, com uma câmera escondida, o Aratu On fez uma reportagem sobre a facilidade de comprar o medicamento sem apresentar receita médica.
Relembre aqui: Com câmera escondida em Salvador, compramos zolpidem, o remédio "da moda" que pode causar alucinações e é prescrito por psiquiatra
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos siga no Instagram, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 - 7440. Nos insira nos seus grupos!