Saúde

Por que a nossa pele fica mais oleosa no verão? Dermatologistas explicam e dão dicas de como evitar esse problema

As altas temperaturas e a maior umidade do ar podem causar um aumento da produção de sebo pelas glândulas sebáceas, deixando a pele mais oleosa

Por Bruna Castelo Branco

Por que a nossa pele fica mais oleosa no verão? Dermatologistas explicam e dão dicas de como evitar esse problemaCréditos da foto: Pexels

No verão, é comum que a pele fique com uma aparência mais brilhosa do que o normal. E isso tem uma razão: as altas temperaturas e a maior umidade do ar podem causar um aumento da produção de sebo pelas glândulas sebáceas. O resultado? Uma pele mais oleosa.


Em resposta ao calor, produzimos mais oleosidade como forma de proteção da pele. As dermatologistas Camila Sampaio Ribeiro e Fernanda Ventin explicam porque isso acontece.


"O sol estimula o aumento da produção de sebo pelas glândulas sebáceas. Além do mais, o aumento do suor também contribui para que a pele fique mais oleosa. Outro fator que influencia no agravamento do quadro é o uso de filtros solares muito pesados", detalhou Camila.


A boa notícia é que existem diversos produtos dermatológicos capazes de manter a oleosidade sob controle. "O ideal é lavar o rosto regularmente com sabonetes adequados. Além disso, o paciente pode utilizar loções de controle da oleosidade. Manter a pele hidratada também reduz a oleosidade", orientou Fernanda.


Agora, é a hora das dicas: de acordo com as médicas, se você estiver fazendo algumas dessas coisas, talvez seja melhor repensar se você quiser ter uma pele mais bonita e saudável: lavar o rosto mais de 2 vezes ao dia, não hidratar o rosto, expor o rosto ao sol, tomar banhos muito quentes, usar filtro solar de corpo no rosto.


PROTETOR SOLAR


Há algumas semanas, o nosso Aratu On Explica falou sobre a importância de usar protetor solar todos os dias, mesmo se estiver nublado, e ainda detalhou qual é o jeito e a quantidade certa que devemos usar do produto, para evitar exageros e manter a pele bem protegida.


“Recomendamos, sim, o uso do protetor solar diariamente, pois nos expomos ao sol ao sair de casa, no deslocamento para o trabalho, nos nossos afazeres. Principalmente, num local como a Bahia, com alto índice de raios ultravioletas durante todo o ano. Lógico que estar na praia, piscina, fazendo alguma atividade física ao ar livre, são situações de maior exposição, mas não devemos esquecer que ao longo de uma vida, tomamos muito sol no dia-a-dia. A fotoproteção deve começar desde a infância e perdurar por toda a vida”, explicou a dermatologista Ana Carolina Mota.


Quer saber mais? Dá um play aqui!



Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos siga no InstagramFacebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 - 7440. Nos insira nos seus grupos!


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.