Saúde

Pernambuco registra 88% dos leitos de UTI ocupados e governo procura apoio federal para isolamento

Pernambuco registra 88% dos leitos de UTI ocupados e governo procura apoio federal para isolamento

Por Da Redação

 Pernambuco registra 88% dos leitos de UTI ocupados e governo procura apoio federal para isolamentodivulgação/Governo de Pernambuco

O secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, admitiu na última terça-feira (14/4), que o governo do estado analisa a ampliação do isolamento social, mas considera "muito difícil" implementar um fechamento no estado, mesmo com a aceleração da contaminação. Pernambuco já possui 88% dos novos leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), criados para tratar os casos de coronavírus, ocupados. 


"Temos analisado todos os cenários. Obviamente que é muito difícil pensar num lockdown, a chamada quarentena absoluta, sem que você tenha o apoio do governo federal, o apoio das Forças Armadas. E sabemos que o cenário político, em especial da maior liderança do país, nos impede de ter uma parceria mais estreita no sentido de avançar para um processo de lockdown", disse Logo.


O secretário admite que o cenário em Pernambuco preocupa, e que o índice de isolamento social está longe ainda do ideal. "Estamos em uma aceleração de curva epidêmica, que está atenuada pelo comportamento social; mas poderíamos ter um isolamento maior, na casa dos 70%. Hoje esse isolamento é pouco superior aos 50%", afirma. Informações são do site UOL.


Dos pacientes internados na UTI, 63 têm diagnóstico do vírus confirmado, enquanto outros 117 estão com aguardando resultado de exames ou infectados por outros vírus ou bactérias. "A ocupação média nos leitos de UTI, de 20 a 23 de março, era de 49%; atualmente, mesmo com a abertura de novos 204 leitos, ela tem variado entre 80% e 90%, às vezes superando. Hoje [ontem] à tarde, estava em 88% [180 leitos]. Não fosse os esforços do governo do Estado e de parte significativa da população, teríamos uma situação bem mais difícil", disse.


O secretário ainda fez um apelo à socieade, para que ela não duvide que a epidemia de Covid-19 ainda está em seu começo. "Acredite na realidade, não alimente falsas esperanças de que o vírus está indo embora. Ao contrário, ele está cada vez mais perto de nós", afirmou.


LEIA MAIS: Polícia Militar distribui 1,5 tonelada de alimentos para famílias carentes no Centro Histórico de Salvador


Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.


Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.