Número de casos de váriola dos macacos no Brasil dobra em 19 dias; Bahia tem 42 casos
Brasil ultrapassa marca de 4 mil infectados e ocupa o terceiro lugar em número de casos no ranking mundial
O Brasil tem 4.144 casos confirmados de varíola dos macacos, segundo o informe do Ministério da Saúde desta quarta-feira (24/8). Além de alto, o número de pacientes dobrou nos últimos 19 dias, o que aponta para o avanço da doença pelo Brasil.
O país já tem a maior quantidade de infectados na América Latina e a terceira no mundo. Na Bahia, a Secretaria de Saúde (Sesab) informou, nesta quarta-feira (24/8), que outros dois casos foram confirmados na capital baiana. Agora, o estado enumera 33 ocorrências em Salvador, 2 em Santo Antônio de Jesus; 1 em Cairu; 1 em Conceição do Jacuípe; 1 em Feira de Santana; 1 em Ilhéus; 1 em Juazeiro; 1 em Mutuípe e 1 em Xique-Xique. Além dos confirmados, a Bahia tem notificados 104 casos suspeitos que aguardam diagnóstico laboratorial.
Monkeypox é uma zoonose viral, do gênero Orthopoxvirus, da família Poxviridae, que se assemelha à varíola humana, erradicada em 1980. O paciente pode sentir com febre, dor de cabeça, dores musculares, dores nas costas, adenomegalia, calafrios e exaustão. A infecção é autolimitada com sintomas que duram de 2 a 4 semanas, podendo ser dividida em dois períodos: invasão, que dura entre 0 e 5 dias, com febre, cefaleia, mialgia, dor das costas e astenia intensa. A erupção cutânea começa entre 1 e 3 dias após o aparecimento da febre e tem características clínicas semelhantes com varicela ou sífilis, com diferença na evolução uniforme das lesões.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos siga no Instagram, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 - 7440. Nos insira nos seus grupos!