Ministério da Saúde confirma primeira morte por varíola dos macacos no Brasil
A doença está sendo tratada pela OMS (Organização Mundial da Saúde) como emergência sanitária global, com mais de 18 mil casos confirmados em 78 países. Até ontem, apenas cinco pessoas haviam morrido pela doença em todo o mundo.
O Ministério da Saúde confirmou, na manhã desta sexta-feira (29/7), a primeira morte por varíola dos macacos no país. A vítima era de Uberlândia (MG).
A doença está sendo tratada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como emergência sanitária global, com mais de 18 mil casos confirmados em 78 países. Até ontem, apenas cinco pessoas haviam morrido pela doença em todo o mundo.
De acordo com o boletim mais recente, 1.066 casos da doença foram registrados no Brasil, a maioria em São Paulo e no Rio de Janeiro. Na Bahia, até agora, são registrados cinco casos. O ministério está tratando a doença como surto, o primeiro estágio da evolução de contágio, antes de epidemia e pandemia.
O surto acontece quando há o aumento repentino do número de casos de uma doença em uma região específica. Para usar esse termo, o aumento de casos deve ser maior que o esperado pelas autoridades.
Em nota que, o órgão disse que o controle da doença é uma prioridade e montará um grupo para coordenar a resposta, com a participação de várias instituições de saúde, como o Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde), Conasems (Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde), Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e a Opas, braço da OMS nas Américas.
LEIA MAIS: Grupo reclama de condições de estrada e interdita pista na Ilha de Itaparica; veja vídeo
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos siga no Instagram, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 - 7440. Nos insira nos seus grupos!