Maternidade Municipal de Salvador registra nascimento de primeira criança
A criança veio ao mundo através de parto normal, saudável e já nos braços da mãe, sendo amamentada ainda nos primeiros minutos de vida.
Por Da redação.
A Maternidade Municipal de Salvador registrou o primeiro nascimento da unidade de saúde. Inaugurada na última quinta-feira (16), o primeiro bebê a nascer no novo equipamento chegou ao mundo por volta das 5h07, desta sexta-feira (17).

Segundo a gestão municipal, a primeira criança foi batizada de Laura, por sua mãe, Gisele Santos. A criança veio ao mundo através de parto normal, saudável e já nos braços da mãe, sendo amamentada ainda nos primeiros minutos de vida.
O nascimento ocorreu poucas horas após o início das atividades do equipamento, localizado na Federação, simboliza o início de uma nova fase no cuidado materno-infantil de Salvador. O prefeito Bruno Reis celebrou nas redes sociais o marco histórico da unidade de saúde.
“Que dia histórico! A chegada de Laurinha marca não só o início de uma nova vida, mas também a concretização de um sonho antigo da nossa cidade: oferecer mais cuidado, dignidade e estrutura para as mães e seus bebês. Parabéns, Gisele! Seja bem-vinda, Laura!”, escreveu.
“Laura representa muito mais do que um nascimento. Ela simboliza o começo de uma nova etapa para a saúde de Salvador. Esse é um espaço que nasce com o compromisso de acolher, cuidar e garantir assistência qualificada desde os primeiros minutos de vida, inclusive, nos casos mais delicados”, disse o secretário de saúde, Rodrigo Alves.
ESTRUTURA DO EQUIPAMENTO
A Maternidade e Hospital da Criança Deputado Alan Sanches fica localizada no bairro da Federação. A unidade contou com investimento superior a R$ 154 milhões e possui estrutura distribuída em nove pavimentos. A proposta é garantir cuidado contínuo e resolutivo, desde o pré-natal até a infância.
O espaço conta com mais de 13 mil metros quadrados e 198 leitos no total. A maternidade conta ainda com área para parto de trigêmeos e quadrigêmeos. O objetivo é trazer um maior cuidado para mães e seus bebês.
Além disso, o equipamento contará ainda com salas e alas de parto natural. Conhecidos como quartos PPP (Pré-parto e Pós-parto) ou Centros de Parto Normal (CPN), ambientes humanizados projetados para o conforto e segurança. Uma banheira estará disponível nesses espaços para aquelas mulheres que desejam ter seus filhos sem a necessidade de cesarianas.
A expectativa é que sejam efetuados mais de 1.100 internações mensais, incluindo 250 partos e mais de 15 mil consultas. A unidade deve realizar mais de 18 mil atendimentos de urgência, mais de 13 mil exames de bioimagem e mais de 450 cirurgias mensais.

Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).