Dores nos joelhos: especialista explica causa mais comum do problema
Conforme o médico Luiz Felipe Carvalho, o diagnóstico das dores no Joelho é clínico e em raros casos a ressonância magnética é necessária
Deixar de andar não é uma opção e, apesar de remédios e cirurgias serem soluções, o melhor é prevenir as medidas extremas. Segundo o ortopedista Luiz Felipe Carvalho, especialista em coluna vertebral e medicina regenerativa, a causa mais comum de dores é a Síndrome da Banda Iliotibial.
Segundo o médico, a patologia é caracterizada por uma dor na face lateral do joelho que se inicia com, por exemplo, a intensificação dos treinos de corrida e, com o seu avançar, pode aparecer até mesmo ao caminhar mais rápido. Ela pode ser extremamente limitante, prejudicando grandemente a performance esportiva.
O local da dor tem relação com a Banda Iliotibial, que, como o próprio nome diz, vai do Ílio (osso da bacia) à Tíbia (osso da perna). “Ela é uma estrutura frequentemente tensionada durante a corrida e tem relação direta com o gesto esportivo, força da musculatura glútea, core abdominal e desalinhamentos dos tornozelo e do membro inferior como um todo”, explicou, em conteúdo enviado pela assessoria de imprensa.
Ainda conforme Carvalho, o diagnóstico é clínico e, em raros caso,s a ressonância magnética é necessária. Ela é indicada quando há dúvida diagnóstica ou refratariedade do quadro.
"O tratamento compreende várias esferas e pode envolver interrupção/diminuição dos treinos, fisioterapia, terapia por ondas de choque, alongamentos, massagens, entre outros dispositivos. Um bom programa de tratamento sem dúvida consegue fazer com que o corredor retorne aos seus treinos com qualidade", falou.
LEIA MAIS: Rodoviários confirmam estado de greve após assembleia nesta quinta-feira
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no Insta, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!